Contente
- Interesse público na física
- Importância da física na sociedade atual
- Importância da física para atender a demanda energética do futuro
- Importância da física no desenvolvimento econômico
A física afeta todos os aspectos de nossas vidas. Ela envolve o estudo da matéria, da energia e suas interações. É uma área da ciência que tem relação com todas as outras disciplinas. Outras ciências são dependentes dos conceitos e técnicas desenvolvidas pela física. A química, agricultura, meio ambiente e ciências biológicas usam as leis da física para entender melhor a natureza e seus próprios estudos. A física foca na natureza geral do mundo natural, geralmente através de uma análise matemática.
A física explica os fenômenos que acontecem todos os dias; de jogar golfe até dirigir (a driving force image by Wendi Evans from Fotolia.com)
Interesse público na física
A física é uma das disciplinas mais difíceis ensinadas na escola. Ela assusta os alunos ainda mais do que a matemática. Em um estudo realizado no Reino Unido, entre 1985 e 2006, verificou-se que houve diminuição de 41% no número de inscrições para os exames de nível A em ciências. Essa tendência decrescente é semelhante em outros países. Apesar disso, a física continua a ser parte integrante do sistema educacional. Através dela, foram desenvolvidas novas metodologias que ajudaram a melhorar a qualidade de vida, incluindo os automóveis e a construção moderna.
Importância da física na sociedade atual
A dependência da sociedade em tecnologia, representa a importância da física na vida diária. Muitos aspectos da sociedade moderna não teriam sido possíveis sem as importantes descobertas científicas do passado. Elas se tornaram a base sobre a qual as tecnologias atuais foram desenvolvidas. Descobertas como o magnetismo, a eletricidade, os condutores e outras deram origem às comodidades modernas, tais como a televisão, os computadores, os celulares e outras tecnologias empresarias e domésticas disponíveis. Muitos meios de transporte, como os aviões e as telecomunicações, aproximaram as pessoas de todo o mundo -- tudo isso graças aos conceitos da física.
Importância da física para atender a demanda energética do futuro
Em 1999, durante a Conferência Mundial da Ciência (WCS), o Conselho de Ação da Física, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), considerou a física um fator importante no desenvolvimento de soluções tanto para os problemas energéticos quanto ambientais. A física visa encontrar soluções alternativas para a crise energética vivida tanto em países de primeiro mundo quanto em desenvolvimento. Como a física ajuda as áreas de engenharia, bioquímica e ciência da computação, os profissionais e os cientistas desenvolvem novas formas de aproveitamento das fontes de energia preexistentes e na utilização de novas.
Importância da física no desenvolvimento econômico
Na Cúpula do Milênio das Nações Unidas, realizada em 2000, reconheceu-se que a física e as ciências desempenharão um papel crucial para alcançar o desenvolvimento sustentável. A física ajuda a manter e a desenvolver o crescimento econômico estável, uma vez que oferece novos avanços tecnológicos nas áreas da engenharia, ciência da computação e estudos biomédicos. Esses campos têm um papel fundamental no aspecto econômico dos países e encontram novas e melhores formas de produzir e desenvolver produtos nessas áreas, que podem ajudar a impulsionar a economia de um país. Da mesma forma, a IUPAP (União Internacional de Física Pura e Aplicada) afirmou que a física gerará o conhecimento necessário para levar ao desenvolvimento dos mecanismos que conduzirão as economias do mundo.
Em Ruanda, o Ministério da Educação foi incumbido de desenvolver a ciência e o conhecimento técnico do país. A física médica e a tecnologia da informação beneficiou o país através do desenvolvimento de um programa nacional de nutrição e um sistema de vigilância epidemiológica. A física e a engenharia ajudaram as áreas rurais a ganharem água potável através de técnicas gravimétricas, de irrigação e de aproveitamento de águas pluviais, ou da chuva.