Características físicas de Ácido Clorídrico

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 16 Junho 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
Características físicas de Ácido Clorídrico - Artigos
Características físicas de Ácido Clorídrico - Artigos

Contente

Na temperatura ambiente, o cloreto de hidrogênio puro é um gás, que se dissolve facilmente em água, no entanto, e uma vez dissolvido é chamado de ácido clorídrico. Esta solução corrosiva tem várias características através das quais pode ser identificada. O ácido clorídrico deve sempre ser manuseado com cuidado, pois pode queimar ou danificar gravemente a sua pele e os seus olhos.


O ácido clorídrico é corrosivo. (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Aparência

O ácido clorídrico é incolor e é um pouco diferente da água. Ao contrário da água, no entanto, o ácido clorídrico concentrado tem um cheiro pungente e extremamente desagradável; o seu nariz pode facilmente detectar concentrações de mais de 7 miligramas por metro cúbico. Segurando uma tira estreita de papel de tornassol à superfície de uma proveta de ácido clorídrico concentrado vai fazer com que ele mude de cor, uma vez que ela absorve os gases. As soluções mais diluídas de ácido clorídrico emitem menos gases, mas ainda são perigosas.

Densidade

O HCl é extremamente solúvel em água, e a densidade do ácido depende da concentração do cloreto de hidrogênio na solução. O ácido clorídrico concentrado comercial tem cerca de 39 por cento de HCl, um pouco abaixo do limite de saturação que é de 43 por cento, e a sua densidade é de 1,20 vezes a da água; a densidade da água em temperatura ambiente é de 1 grama por mililitro, em comparação. A solução ácida não é inflamável e não vai entrar em combustão.


Ponto de fusão e outras propriedades

O ácido clorídrico tem um ponto de ebulição mais elevado do que a água pura a menos que seja muito concentrado, caso em que o ponto de ebulição é inferior ao da água pura. O ponto de congelamento também é mais baixo do que a da água pura; 20,69 por cento de HCl, por exemplo, tem um ponto de fusão de -62,22 graus centígrados. Como insinuado pela sua fórmula química, HCl, cada molécula de cloreto de hidrogênio contém um átomo de hidrogênio e um átomo de cloro, o massa molecular é de 36,46 gramas por mol.

Acidez

O ácido clorídrico é um dos chamados "ácidos fortes", o que significa que todas ou quase todas as moléculas de cloreto de hidrogênio liberam um íon de hidrogênio em água. Os produtos desta reação são H3O+ (o íon hidrônio) e Cl-(o íon cloreto). O pH mede a concentração de quantos íons hidrônio estão em uma solução, de modo que o pH vai variar, dependendo da concentração do cloreto de hidrogênio. O ácido clorídrico pode reagir com agentes oxidantes para produzir o gás cloro, que reage com o hidróxido de sódio para se obter o cloreto de sódio e água.