Contente
O sistema de freio de um carro consiste de um sistema complexo de hidráulica, mecânica e fricção. Algumas vezes, um problema pode ocorrer e causar desgastes irregulares nos freios, fazendo com que um par de pastilhas fique desgastado antes do outro. Esse problema pode ocorrer por várias razões.
O compasso de freio pode causar desgastes irregulares (brake calipers image by Tom Oliveira from Fotolia.com)
Falha no compasso de freio
O desgaste irregular das pastilhas de freio costuma acontecer por causa de falhas no compasso de freio. Os compassos contêm um pistão que pressiona as pastilhas e faz o veículo parar. Quando o motorista solta o pedal de freio, uma vedação dentro do compasso de freio afasta o pistão do pedal. Em alguns casos, a vedação, que é feita de borracha, perde sua habilidade de retração. Isso cria uma pressão constante apenas em um dos rotores de freio, fazendo com que haja maior desgaste em uma pastilha específica.
Mangueira de freio
A falha na mangueira de freio acontece quando a barra de freio sustenta o dano criado por algum impacto ou quando ela está envelhecida. Esse problema pode criar pressão no sistema hidráulico, o que pode danificar o compasso, arrastando a pastilha pelo rotor e acelerando seu desgaste.
Pastilhas de freio
Os fabricantes produzem pastilhas de freio através de produções em massa, tentando-as regularmente antes de liberá-las. Entretanto, mesmo com esse controle, algumas pastilhas defeituosas acabam passando para as prateleiras, e as pastilhas defeituosas são rapidamente desgastadas.
Pinos da pinça do freio
Os pinos da pinça do freio permitem que o compasso movimente-se para trás e para frente com as rodas. Quando esses pinos começam a corroer, o compasso perde sua capacidade de movimentação. Sendo assim, ele fica preso em apenas uma posição; se for a correta, fará com que a pastilha desgaste-se mais rapidamente em um dos lados. Geralmente, uma escova e um pouco de graxa podem resolver o problema de corrosão.