Contente
Pastores alemães são bem conhecidos por perderem pelo o ano todo. Saber por que e como isso acontece é importante para que seus donos sejam capazes de identificar níveis anormais de queda de pelo, o que pode indicar problemas médicos. Existem três razões principais pelas quais pastores alemães perdem o pelo, e também algumas doenças que podem causar essa perda excessiva.
Pastores alemães perdem pelo todos os dias, ao invés de só duas vezes por ano como muitas outras raças (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Pelagem dupla
Os pastores alemães possuem a pelagem dupla, uma camada externa de pelo que cai durante todo o ano e uma camada interna que cai duas vezes por ano. A camada externa consiste em pelos longos que evitam que a camada de baixo suje e embarace. Essa camada deve ser escovada regularmente e o cachorro deve tomar banho se começar a cheirar mal. A camada interna consiste em pelos muito mais finos e, naturalmente, cai e cresce conforme o clima muda.
Época do ano
Duas vezes por ano, a pelagem de um pastor alemão irá mudar para se preparar para uma nova estação. Esses períodos são conhecidos como estágio de telógeno, já que a pelagem antiga cai para dar espaço para que os novos pelos cresçam. No outono, essa troca ocorre para que uma pelagem mais grossa cresça para o inverno, enquanto na primavera essa pelagem mais quente é substituída por uma camada menos isolante para o verão. Entre esses períodos de troca, o pelo existe no estágio catágeno. Esse pelo, que não está crescendo nem caindo ativamente, pode cair com pentes muito duros ou quando o cachorro se coça contra os móveis, já que não é tão firmemente preso ao folículo. O único estágio de crescimento quando o pelo não deve cair é o estágio anágeno, quando ele está crescendo.
Temperatura
A queda de pelo de pastores alemães pode ser explicada pela resposta dos cães às diferentes temperaturas. No inverno, quando o cachorro sai de casa, ele experiencia o tipo de clima que antecede a queda da pelagem de verão e o crescimento da camada de pelo mais isolante. Entretanto, quando ele volta para uma casa com aquecimento central, a temperatura quente manda o sinal oposto, de que é hora de trocar a pelagem de inverno. O processo inverso ocorre no verão, especialmente em casas com ar condicionado. Esses sinais confusos podem levar à queda constante de pelo.
Condição médica
Níveis excessivos de queda de pelo podem ser causados por uma condição médica. Pastores alemães podem sofrer de alergias de pele e infecções que levam à caspa, erupções e perda de pelo. A queda de pelo também pode indicar condições ainda mais sérias, como diabetes, parasitas ou uma reação à luz do sol conhecida como dermatose solar.