Contente
Os músculos do peito, ou músculos peitorais, consistem do peitoral maior e peitoral menor. Estes dois grupos musculares trabalham em conjunto para proporcionar um movimento para ambos os braços e ombros. Aumentar o tamanho e a força desses grupos musculares proporciona um ótimo suporte muscular para o seu tronco e também faz com que a parte superior do seu corpo fique esteticamente atraente. Os exercícios para os peitorais podem ser feitos em casa, com ou sem o uso de pesos. Consulte um médico antes de iniciar qualquer rotina de exercícios, especialmente se você passou por cirurgia no ombro.
Os músculos do peito, ou músculos peitorais, consistem do peitoral maior e peitoral menor (Marili Forastieri/Digital Vision/Getty Images)
Crucifixo com halteres
Os movimentos deste exercício ampliam e fortalecem o peitoral. Ele pode ser realizado em um banco ou no chão. Ao usar o banco, posicione o centro de suas costas no banco com os dois pés firmemente pressionados no chão. Mantenha a região lombar plana para evitar lesões. Caso faça este exercício no chão, coloque pequenas almofadas de apoio sob os cotovelos e mantenha a parte inferior das costas pressionada contra o chão.
Escolha um peso que lhe permita fazer 10 repetições em cada série. Caso não consiga 10 repetições, diminua o peso. No entanto, se passar de 10 repetições com facilidade, aumente o peso.
Com os pés firmes no chão, pegue os halteres e junte os braços com as palmas das mãos voltadas para cima. Junte as palmas das mãos de modo que se encontrem acima do osso do peito. Abaixe lentamente os pesos e repita o movimento 10 vezes. Descanse por um minuto antes de começar uma outra série e descanse dois minutos antes de terminar a última. Se achar pesado demais para terminar a série, diminua o peso na terceira repetição.
Barras paralelas na cadeira
A barra paralela na cadeira utiliza os músculos do peito e também envolve os ombros, tríceps e grupos musculares das costas. Ao fazer este exercício, é imperativo que não force excessivamente, uma vez que pode causar lesões, principalmente se você tiver um passado de problemas nos ombros ou nas costas.
Encontre uma cadeira forte que comporte o peso do corpo confortavelmente e coloque-a atrás de você. Sentado na cadeira, coloque as mãos ao lado de seus quadris e, lentamente, dê alguns passos para frente. Para aqueles que estão em forma, estique as pernas completamente. Já os novatos devem manter seus joelhos dobrados para obterem um apoio extra.
Abaixe o tronco lentamente, mergulhando até o chão. Mantenha os cotovelos alinhados ao corpo e não deixe que saiam para fora ao mergulhar. Empurre-se de volta para cima até que os cotovelos fiquem quase em linha reta e repita o processo. Faça um total de três séries de 10 a 15 repetições cada.