Contente
Um relógio cuco é um tipo muito tradicional de relógio que tem sido usado desde o século 17. Distingue-se pelo seu pêndulo e um gongo que se assemelha a chamada de um pássaro cuco. Embora tenham existido muitas variações do relógio ao longo dos séculos, todos funcionam praticamente da mesma maneira e são normalmente pendurados em paredes.
Todos os elementos de um relógio cuco são regulados pelas pesadas engrenagens (Coucou et Horloge image by Stéphane BOURHIS from Fotolia.com)
O pêndulo
Toda vez que o pêndulo vai para frente e para trás, a mão dos segundos se move para frente uma vez no relógio. Segundo a Antiques Merritt, o comprimento do eixo é o fator decisivo no tempo que o pêndulo leva para oscilar. Fabricantes de relógio calibram os eixos dos relógios para que um balanço seja igual a um segundo de tempo.
Engrenagens
Uma série de pesos e engrenagens dentro do relógio regulam o movimento de suas mãos. Os pesos são amarrados em torno das engrenagens com correntes e descem como polias com o balanço do pêndulo. Em resumo, os pesos controlam o funcionamento interno do relógio. Um peso controla o movimento das mãos, outro controla o carrilhão ou sinal sonoro e um terceiro controla o pássaro cuco.
Badalo
O distinto som é criado pelo badalo de dois foles e apitos. Os foles são preenchidos com ar quando são levantados por meio de cabos de tensão ligados nas engrenagens do relógio. Quando é hora de badalar, as engrenagens liberam a tensão no fole e os levam a descer rapidamente. O ar se precipita a partir do fole e por meio dos apitos. Um apito vai fazer o som "cu", e o outro fará o som "co".
O pássaro
O pássaro cuco de madeira (ou plástico) senta-se em um suporte articulado dentro de minúsculas portas no relógio. O suporte é ligado nas engrenagens da mesma maneira como os foles e apitos. Na hora do badalo, um fio de tensão é liberado para empurrar a ave para fora das portas em sincronia com o som "cuco". Em seguida, as engrenagens retornam lentamente trazendo o pássaro de volta através das portas do relógio.