Contente
Você foi afagar as orelhas do seu cão e percebeu que a parte interior está áspera e talvez granulosa. Você sabe que não deveriam estar assim, mas você não sabe o motivo.
As orelhas de seu cão devem ser macias e ter um cheiro agradável (funny dog ears flap high retrieve vizsla run play image by Paul Retherford from Fotolia.com)
Importância
Pele áspera nos ouvidos pode sugerir vários problemas de saúde, tais como os ácaros da orelha, infecções, alergias, mordidas de mosca ou picadas de pulgas.
Características
Uma orelha saudável deve ser rosa (ou preta, dependendo da cor da pele do seu cão), limpa e com cheiro agradável, sem vermelhidão ou inflamação.
Identificação
Rugosidade e aspereza indicam ou uma infecção com secreção, alergias ou parasitas. Os ácaros da orelha irão deixar uma secreção de cera avermelhada que cheira mal, e pulgas e moscas vão deixar grãos escuros de sangue seco ou fezes secas.
Concepções erradas
Muitas pessoas pensam que cães com orelhas fedorentas são normais e que eles sempre coçam os ouvidos, e isto não é certo.
Prevenção/Solução
Um rápido exame por um veterinário irá ajudar a encontrar a causa do problema. No caso de infestação, você vai usar produtos que ajudam a limpar o ouvido e se livrar do problema. No caso de alergias, o veterinário pode colocar o seu cão em uma dieta especial e medicação.