Como a pele se regenera?

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 23 Novembro 2024
Anonim
Fases da Cicatrização da Pele
Vídeo: Fases da Cicatrização da Pele

Contente

A pele é o maior órgão do corpo humano. Ela tem a incrível habilidade de constantemente se regenerar. A pele consiste de duas camadas principais: a derme, que é mais profunda, e a epiderme, mais superficial. Existem outras camadas menores de pele situadas entre essas duas. Para ser bem específico, o extrato basal e o espinhoso da epiderme são os responsáveis pela regeneração. Células da pele são produzidas a toda hora e ascendem para a camada superficial da epiderme. Uma pele nova regenera completamente toda a sua área superficial a cada duas ou três semanas.


Regeneração de uma pele envelhecida

À medida que envelhecemos, a velocidade do ciclo de morte e regeneração celular diminui, apesar de nunca parar. A incidência direta de sol é uma razão significativa para essa diminuição por dois motivos: o primeiro é que a produção de colágeno, que dá elasticidade à pele, é reduzida. Sua perda resulta em uma pele mais fina e menos flexível. Isso faz com que as células da pele se tornem desorganizadas e com problemas de formação. Esse é o motivo pelo qual é tão importante evitar, ao máximo, a exposição ao sol em qualquer idade. O sol quente também seca a pele, diminuindo a taxa de regeneração. A umidade é um fator chave. A medida que envelhecemos, nossa pele perde elasticidade e, se não for hidratada todo o tempo, perde a sua textura característica. As rugas e linhas de expressão vão começar a aparecer bem antes de você imaginar, caso não se hidrate bem em todas as idades. Se você mantiver a camada externa da epiderme macia e hidratada, sua pele irá ter uma aparência jovem por muitos anos.


Poluentes impedem a regeneração da pele

Outra causa para uma regeneração lenta são os poluentes e outros contaminantes ambientais. À medida que envelhecemos, nossa epiderme se torna mais fina e permite que toxinas perigosas penetrem na derme. Isso prejudica a pele tanto por dentro como por fora. Para promover uma boa regeneração da pele, é extremamente recomendável que você evite áreas muito poluídas.

Quando a regeneração da pele não é possível

É importante saber que, quando a epiderme e a derme são removidas ou destruídas em uma área específica, a pele não pode mais crescer lá. Isso pode acontecer em casos de queimaduras mais graves ou durante cirurgias. Médicos podem remover a pele de algumas partes do corpo para cobrir outras que foram perdidas, mas uma pele nova não irá mais crescer.