Contente
Brotos de soja são bastante utilizados em saladas, sanduíches, batidas, massas de pães, ou para fabricar farinha e leite, e são valorizados por seu alto teor proteico e por benefícios ao coração. No entanto, eles podem também provocar alergias e enfraquecer o sistema imunológico, principalmente entre as mulheres. Saiba mais sobre os perigos desse alimento e decida se vale realmente à pena consumi-lo.
Há perigos ocultos nessa planta (mung bean sprouts image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
Alergias
Segundo o doutor Stuart Berger, os brotos podem reagir fortemente ao sistema imunológico. Seu consumo pode, portanto, desencadear reações alérgicas como aumento adrenalinérgico, coceiras na garganta, urticárias e perturbações digestórias. Embora a maioria dessas reações não seja forte, elas podem se intensificar com a exposição constante. Pessoas com alergias a leite e derivados formam uma população de maior risco e, de acordo com o douto Joseph Mercola, não é uma boa ideia expor crianças pequenas a brotos e produtos à base de soja, pois isso pode torná-las alérgicas.
Saúde da mulher
As mulheres são uma população de alto risco quando se trata desses brotos. Isso se deve em parte ao alto teor de estrógeno desses alimentos que, de acordo com Mercola, pode afetar negativamente o equilíbrio químico feminino. Brotos de soja contem também enzimas que atrapalham a digestão, inibem a transferência de oxigênio na corrente sanguínea e contribuem para o aparecimento de disfunções da tireoide, câncer de mama e cálculos renais entre as mulheres. A maneira mais eficaz de evitar esses efeitos é consumi-lo fermentado em alimentos como o misso. Cozinhá-los apropriadamente antes do consumo também corrobora com a diminuição dos efeitos nocivos e aumenta benefícios como a prevenção do câncer e absorção de nutrientes.
Males
Em 1999, a U.S. Food and Drug Administration ("Administração de alimentos e fármacos", em tradução livre), FDA, listou brotos de soja como uma causa séria de males, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com enfraquecimento imunológico. Durante o crescimento, os brotos podem se expor a níveis elevados de bactérias como E. Coli e Salmonela, devendo ser, por isso, devidamente lavados e preparados. Brotos contaminados causam intoxicação alimentar, febre, dores no estômago e diarreia, que por vezes pode ser severa o suficiente para uma internação. A ANVISA publicou portarias que regulamentam o manuseio e consumo desses produtos, e também monitora os produtores com vias a garantir colheitas e plantios adequados.