Contente
- Tipos de avaliações informais
- Portfolios
- Registros anedóticos
- Registros de execução
- Período de amostragem
- Amostragens de eventos
- Escalas de classificação e listas de verificação
- Entrevistas com os pais
Avaliações informais são os tipos de avaliação naturalistas. Estes procedimentos de avaliação ocorrem no ambiente de sala de aula durante situações típicas de aprendizagem precoce, tornando-as mais autênticas do que os testes padronizados, que devem acontecer em um ambiente controlado.
Avaliação informal é frequentemente usada em salas de aula de educação infantil (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Tipos de avaliações informais
Métodos de avaliação informais incluem: portfolios, registros anedóticos, registros de funcionamento, tempo de amostragem, amostragem de eventos, listas de verificação, escalas de avaliação e entrevistas com os pais. Cada tipo de avaliação tem vantagens e desvantagens.
Portfolios
Um portfólio é uma coleção de trabalho de uma criança em áreas muito específicas. Duas vantagens da avaliação de portfolio é que ela mostra o progresso do aluno ao longo do tempo, e envolve os alunos no processo de avaliação. A desvantagens são a grande quantidade de tempo necessário para compilá-los e a natureza subjetiva desse tipo de avaliação. Além disso, como todas as avaliações informais, os portfolios podem faltar em confiabilidade e validade.
Registros anedóticos
Com um registro anedótico, o observador anota os comportamentos dos alunos, sem fazer qualquer julgamento. As vantagens dos registos anedóticos são: o observador não exige uma formação especial, e a observação pode ser utilizada para focar especificamente nos comportamentos de interesse. As desvantagens deste tipo de avaliação são que os resultados dependem da memória do observador e elas podem ser negligenciadas em muitos comportamentos cruciais para focar um comportamento específico.
Registros de execução
Um registro narrativo ou descritivo envolve a um observador manter notas detalhadas de comportamento de uma criança durante um período de tempo específico. As vantagens são que pouco treino é necessário para o observador, a ênfase é em todos os comportamentos e o contexto é bem aparente. As desvantagens de registros de funcionamento são de que o processo é extremamente demorado, ele é ótimo para uma única criança, mas impossível para um grupo sem retirar a neutralidade, o que é difícil para um professor em sala de aula.
Período de amostragem
Quando um observador foca em um grupo ou uma criança para a incidência de um comportamento específico ao longo de um determinado período de tempo, isto é conhecido como período de amostragem. As vantagens são: o observador pode registrar dados para vários alunos ao mesmo tempo, o método fornece dados úteis sobre a frequência do comportamento e do método leva menos tempo do que a maioria das outras medidas informais. As desvantagens incluem: o observador pode perder comportamentos fora do período de tempo, as causas e consequências do comportamento não são rastreadas e o método concentra-se em comportamentos frequente ao invés daqueles que podem ser problemáticos.
Amostragens de eventos
Com um método de amostragem de eventos, o observador é capaz de anotar as observações e registros de comportamentos específicos. As vantagens é que ele rastreia os antecedentes e consequências associadas ao comportamento e é usado para observar até mesmo problemas de comportamento que ocorrem raramente. As desvantagens são a falta de detalhes e a estreiteza do foco sobre os comportamentos exclusivos.
Escalas de classificação e listas de verificação
Observadores usam listas de verificação para avaliar a capacidade de uma criança ao realizar uma habilidade específica. Observadores usam escalas para expressar o grau em que a criança realiza um comportamento específico. Ambas as escalas e listas são fáceis de usar e permitem que o observador monitore várias habilidades ao mesmo tempo. A pontuação é geralmente muito fácil para esses aspectos. As desvantagens de usar listas de verificação e escalas de avaliação são a subjetividade envolvida no processo de notação e menos detalhes sobre os comportamentos específicos.
Entrevistas com os pais
Entrevistas com os pais são geralmente questionários para o observador coletar os dados dos pais ao invés de observar diretamente a criança. O maior problema com entrevistas é a vista irrealista ou preconceito dos pais em favor ou contra a criança. A principal vantagem de uma entrevista com os pais é uma perspectiva de fora da sala de aula - uma visão da criança a partir de um outro ambiente. Os pais podem testemunhar comportamentos que são muito diferentes daqueles que o professor vê.