Contente
Os gregos antigos representavam seus deuses com formas antropomórficas ou humanas. Os deuses gregos não só tinham aspecto humano, mas também personalidades de pessoas. Os gregos idealizaram suas deidades e lhes deram poderes sobre-humanos, segundo o livro "Classical Mythology", de Mark P. O. Morford e Robert J. Lenardon; no entanto, também os caracterizaram com debilidades que reflitem as fraquezas humanas.
Zeus tinha uma personalidade dominadora (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Vengativos
Os mitos gregos são cheios de conflitos, e as deidades gregas frequentemente castigam os deuses ou mortais que os enganaram ou rejeitaram. Em um dos mitos, Prometeu, o benfeitor da humanidade, engana Zeus roubando dele o presente do fogo. Furioso, Zeus castiga Prometeu prendendo-o a uma rocha e fazendo com que uma águia coma o fígado dele. Em uma saga troiana, o deus Apolo concede o dom da profecia a Cassandra, filha do rei Príamo. Quando Cassandra rejeita os avanços românticos de Apolo, ele busca castigá-la permitindo-lhe manter o dom, mas fazendo com que ninguém acredite nunca nas profecias dela.
Inventivos
Muitas deidades gregas são inventivas e usam a imaginação para criar objetos que beneficiem a humanidade. Em um mito grego, Atena e Poseidon competem para se tornarem o padroeiro de Atenas. Atena cria uma oliveira e Poseidon cria uma terma de sal. Os atenienses votam pela oliveira porque lhes dá usos mais diversos do que a terma, o que deixou Atena como padroeira da cidade. Os antigos gregos também atribuem aos deuses as origens dos instrumentos musicais: por exemplo, Pã com a flauta de Pã, Atena com a flauta e Hermes com a lira.
Inteligentes
Certas deidades gregas agem de forma inteligente para escaparem de situações difíceis. O pai de Zeus, Cronos, decide devorar seus filhos para que não cresçam e o superem no futuro. Para proteger seu filho ainda não nascido, a esposa de Cronos, Reia, esconde Zeus após dar a luz e envolve uma rocha nos panos do seu filho para que Cronos a coma no lugar dele. Hermes é outro deus que usa sua coragem para escapar de desafios. Sendo jovem, ele rouba o gado do Apolo, que o confronta para castigá-lo. Hermes, no entanto, usa suas palavras inteligentes e seu instrumento musical, a lira, para ganhar o perdão.
Amorosos
Na mitologia grega, os deuses podem ser amorosos ou românticos, e algumas deidades até mesmo litam pelo afeto dos humanos. Por exemplo, Selene, a deusa da lua, apaixona-se por um pastor jovem chamado Endimião, o que a leva a ignorar suas tarefas de conduzir sua carroça pelo seu a cada noite. Eos, deusa do amanhecer, é outra figura que luta pelos mortais. A deusa do amor Afrodite, casada com o deus Hefesto, tem uma aventura com o deus da guerra, Ares. Um dia, Afrodite encontra Eos na cama com Ares e a condena a sofrer eternamente por jovens mortais. Helios, o deus sol, é o irmão da deusa Selene e seus mitos contam como ele busca diferentes amantes, incluindo a ninfa marinha Clímene e a princesa da Pérsia oriental Leucoteia.