Contente
As barracas dome estão entre as mais comuns, estáveis e fáceis de montar do mercado. Como a maioria das marcas de barraca dome, a Ozark Trail usa extensores de borracha para manter a flexibilidade e podem ser fixadas no chão ou deixadas soltas.
As barracas dome estão entre as mais comuns, estáveis e fáceis de montar do mercado (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Escolhendo o local
Reserve algum tempo para escolher o local certo antes de abrir e montar a barraca. Terrenos planos evitam que os campistas durmam em declives ou rolem barranco abaixo durante a noite. Escolha uma área livre de pedras, paus e outros detritos que possam rasgar o piso da barraca. Juntar uma camada de folhas ou musgo sob o piso da barraca pode servir como uma boa almofada.
Montando as varetas estruturais
A maioria das barracas vem com duas varetas, mas a marca Ozark Trail possui quatro, para manter abertos os dois baús embutidos na frente da barraca. Desdobre todas as varetas para que as conexões deslizem entre si ao longo dos extensores de borracha. Deslize cada vareta pelas mangas na diagonal para que elas façam um "X" no topo da barraca. As extremidades de cada vareta deverão apontar para um dos quatro cantos da barraca.
Segure as extremidades das varetas e deslize o gancho de metal fixado nos cantos das extremidades delas (cada canto deve estar sendo acompanhado por um gancho). Dobre as varetas em um arco e -- segurando o arco no lugar --, caminhe para o canto oposto diagonal delas e coloque os ganchos no segundo conjunto de extremidades. Repita esse processo para as outras duas varetas paralelas. A barraca e as varetas devem estar em pé agora.
Prenda ganchos ou clipes nas varetas da barraca. Eles estão localizados ao longo das costuras que correm paralelamente às varetas correspondentes.
Montando a proteção extra
Essa última peça da barraca faz a água da chuva fluir através do teto e fornece abrigo extra para o vento. Monte-a com a marca Ozark Trail centrada sobre a porta da frente. Deslize a vareta menor que sobrou (ela serve de apoio do teto) através da manga do centro no lado inferior da proteção e insira-a em cada uma das extremidades das guarnições situadas na parte dianteira e traseira da proteção. Insira todos os ganchos S na borda inferior da proteção nos anéis perto da base da barraca.
Prendendo no chão
Embora muitas das barracas possam ficar soltas no chão, prender os cantos para baixo com estacas maximiza o espaço interno e ajuda a barraca a ficar no lugar em caso de ventos fortes. Desdobre a barraca com o telhado virado para cima. Em seguida, vá para o canto oposto diagonal, puxe-a e prenda-a naquele canto. Faça o mesmo para os outros dois cantos. Quando feito corretamente, o piso da barraca deverá ficar esticado e sem rugas.