Contente
Tanques de água doce requerem que o nível de acidez, conhecido como nível de pH, seja constantemente monitorado. Este processo é relativamente simples e requer apenas uma pequena quantidade de equipamento, sendo muito importante para a saúde do tanque e dos peixes que vivem nele, porque níveis muito altos ou muito baixos de acidez podem causar sérios danos aos peixes e podem extinguir a vida no tanque.
Tanques de peixes de água doce devem ser monitorados regularmente para verificar o nível de acidez correta para a saúde dos peixes (fish image by JASON WINTER from Fotolia.com)
Nível ideal de pH
Peixes de água doce muitas vezes vêm de águas com uma variedade de níveis de pH. Encontrar um nível de pH singular para cada peixe é quase impossível. Para a maioria dos peixes, uma gama de 6,5 a 8,0 na escala de pH é suficiente para a sua saúde, e muitos podem até mesmo reproduzir nesta faixa. É importante ir misturando devagar a aguá onde estava o peixe com a água do tanque para que o suplemento não perturbe o peixe durante as transferências.
Testando
Testar o tanque de água doce para verificar seu nível de pH é uma tarefa bastante fácil. Deve-se notar que o processo de teste é feito através do uso de uma cartela de cores, então aqueles que são daltônicos podem ter dificuldade com este processo. Um kit de teste de pH para água doce é necessário para completar o teste, que pode ser encontrado na maioria das lojas de animais. Pegue uma amostra de água no pequeno frasco fornecido pelo kit. Adicione a quantidade apropriada de solução de teste de pH no frasco de água. Alguns kits sugerem que o frasco seja então coberto cuidadosamente e chacoalhado para misturar a água e a solução. Outros kits sugerem permitir que a solução e a água se misturem naturalmente. A água vai mudar de cor, e essa a cor pode então ser comparada com uma tabela de cores que proporciona o pH da água.
Água de torneira
Testar a água da torneira pode ser muito frustrante. Isto porque a água da torneira quase sempre tem uma quantidade de dióxido de carbono que pode fazer o gosto da água e o teste parecerem quase neutros, quando na verdade é ácido. Além disso, a adição de amaciadores e de flúor também pode alterar a acidez da água e tornar difícil equilibrar os níveis de pH. É melhor permitir que a água a ser usada repouse por vários dias antes de testar e misturar com produtos químicos para equilibrar o nível de pH da água. Além disso, a utilização de um filtro durante este período ajudará a remover os sais utilizados como um amaciador e os aditivos de flúor.
Manutenção
Os níveis de acidez de um tanque de água doce podem mudar ao longo do tempo. Isto é devido a um excesso de resíduos de peixe, a decomposição das plantas ou a quebra de cascalho. É por isso que é tão importante testar frequentemente a água do tanque de água doce para avaliar os níveis de acidez. Se os níveis permanecem dentro dos limites saudáveis de 6,5 a 8,0, nenhum ajuste deve ser feito. Se os níveis estiverem abaixo ou acima dessa faixa, adicione lentamente balanceadores de pH para trazer a água de volta para esta faixa. Não ajuste a água rapidamente, ou você pode chocar e estressar os peixes, causando doenças ou morte.
Mudanças lentas
Alterações graduais nos níveis de pH do tanque de água doce são os melhores e mais eficazes métodos de mudar a acidez. Para reduzir o nível de pH da água, considere a adição de uma peça de madeira decorativa. Isso vai atingir vários objetivos ao mesmo tempo, um esconderijo para os peixes, decoração e um pH rebaixado no tanque. Para elevar os níveis de acidez de um tanque, considere colocar um grande escudo decorativo, ou um monte de pequenas conchas. Certifique-se de que nenhum dos itens tenha uma cera protetora ou tinta sobre eles, pois isso pode tornar-se tóxico para os peixes.