Contente
O comando "ping" envia uma pequena quantidade de dados para outro computador, permitindo-lhe testar a sua Internet ou conectividade de rede. Às vezes um usuário pode precisar testar uma porta de rede específica no computador, mas como o comando ping envia dados em uma camada diferente de onde as portas de rede funcionam, o usuário não será capaz de testar os números de porta especificados. Felizmente, há um outro método que utiliza "telnet", algo que simula o comando ping e permite testar portas em computadores na Internet ou em uma rede remota.
Instruções
O cliente telnet simula o comando ping e é capaz de testar portas específicas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Instale o cliente telnet. Para tal, clique no botão "Iniciar" e procure por "Painel de controle". Em seguida, clique em "Programas e recursos". Clique em "Ativar ou desativar recursos do Windows" e marque a caixa correspondente à "Cliente telnet" na janela de diálogo que aparecerá. Em seguida, clique em "OK".
-
Inicie o telnet clicando em "Iniciar", "Todos os programas", "Acessórios" e, por fim, iniciando o programa "telnet". Também é possível digitar "telnet" na caixa de pesquisa do Windows e clicar no ícone do programa que aparecerá assim que a pesquisa for concluída.
-
Conecte-se ao computador que você deseja testar e então especifique o número da porta a ser testada. Para tal, digite “telnet [host] [porta]” sem aspas, onde [host] corresponde ao nome do host ou ao endereço de IP do computador testado e [porta] corresponde à porta a ser testada.
-
Aguarde pelos resultados. Se o Telnet estabelecer conexão com o computador, a porta está ativa e está recebendo e transmitindo dados.