Contente
O espinheiro alvar (Crataegus viridis) tem uma designação correta. Essa árvore pequena, decídua domina a paisagem de inverno e reina de maneira suprema durante todo o ano. Em novembro, surgem cachos de flores brancas. As folhas verde brilhantes transformam-se em vermelho escarlate na primavera e pendem dos seus galhos bagas pequenas de um vermelho brilhante durante o verão. Plante essa árvore ornamental majestosa em seu jardim.
Instruções
Como plantar o espinheiro alvar (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)-
Escolha a área de plantio. Essa planta deve ficar exposta sob luz solar direta, mas poderá adaptar-se na sombra parcial. É recomendável plantá-la em solos levemente ácidos e bem drenados, mas também tolerará um solo levemente alcalino.
-
Cave a cova de plantio. Ela deve ter duas a três vezes a largura da bola de raízes e a mesma profundidade. Assim que estiver plantada, a parte superior das raízes deve ficar uniforme com o solo.
-
Prepare a árvore para o plantio. Os espécimes com serapilheira e torrão de raiz estão prontamente disponíveis. Corte o barbante e o arame que foi usado para envolver a árvore. Remova metade da serapilheira que cobre a bola de raízes. Se não plantar imediatamente, deve irrigar bem o torrão de raízes.
-
Posicione a árvore. Coloque-a na cova de plantio, certificando-se que fique reta. Quando a árvore estiver posicionada no lugar, adicione uma pequena quantidade de terra para prendê-la. Encha o buraco com água e deixe que a água seja absorvida. Preencha o buraco com a terra restante e regue novamente. Irrigue as novas mudas semanalmente durante a temporada de crescimento com 4 cm de água para motivar a fixação das raízes e prevenir que a planta seque nos meses de verão.
-
Espalhe a serragem. Você deve colocar e manter uma camada de 5 a 10 cm de serragem sobre toda a área de plantação para manter as raízes da árvore frescas e impedir a perda de umidade. As árvores maduras são mais tolerantes à seca.
Dicas
- O espinheiro alvar desenvolve-se bem em certas regiões. Verifique se essa árvore pode ser plantada em sua área de residência.
- O momento perfeito para plantá-la é no começo da primavera, quando o solo secou. Trata-se de uma árvore pequena, que atinge entre 8 m e 10 m de altura e suas raízes se estendem entre 6 a 8 m. É uma ótima escolha como árvore paisagística.
- O espinheiro alvar é uma árvore ornamental robusta, que requer pouca manutenção. Manter as mudas irrigadas, espalhando um fertilizante geral no começo de novembro e preservar a serragem são os principais requisitos. Pode para moldar a árvore, removendo galhos mortos ou danificados depois de terem caído as folhas no outono.
- As bagas do tamanho da malus pomilla aparecem no outono e duram todo o inverno. Elas têm uma coloração laranja-vermelho, chamadas "cerca viva" e são uma opção atrativa para usar em decorações natalinas e em guirlandas de flores perenes. As árvores maduras acrescentam interesse quando a casca exterior é descascada, mostrando em seu interior uma coloração rústica.
Aviso
- Essa árvore, como acontece com todos os espinheiros, tem espinhos muito afiados. Não é recomendável plantá-la em áreas acessíveis a crianças pequenas.
O que você precisa
- Muda de espinheiro alvar
- Pá
- Faca ou tesoura de poda
- Água
- Serragem ou outro material orgânico