Contente
Pontes de palitos de picolé são parte das aulas de física por todo o mundo, com competições para determinar qual design é capaz de suportar a maior quantidade de peso. Essas pontes obtêm sua força não só a partir da rigidez do palito, mas também de uma série de triângulos que sustentam a estrutura. A mecânica por trás da construção dessas pontes vem a calhar, mesmo quando se trata apenas de uma ponte levadiça feita por palitos de picolé, para diversão.
Instruções
Uma ponte levadiça pode ser feita com muitos palitos de picolé e barbante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Comece a construir a base da ponte colocando três palitos na mesa, longe de você, com aproximadamente 10 cm de distância. Coloque outros três palitos atrás dos primeiros.
-
Conecte os palitos de fora com os de dentro, colocando cola em ambas as extremidades dos palitos extras, fixando-os através dos espaços, formando triângulos. Isso criará uma forte ligação entre todos os palitos.
-
Crie várias camadas na base, da mesma forma, até que esta fique firme e rígida.
-
Construa uma cópia da sua base, usando o mesmo método de antes, até que as duas partes estejam praticamente idênticas. Isso irá criar o outro lado da base, onde a ponte irá se conectar.
-
Cole e conecte as duas metades da base, junto com palitos ao longo das bordas externas. Caso esteja construindo uma ponte para cobrir uma determinada extensão, meça esse comprimento e utilize palitos suficientes para garantir que esse espaço corresponda à distância entre as duas partes da base.
-
Cole vários palitos verticalmente, pelo lado de fora de uma das metades da base, para criar os lados do portão. Prenda mais palitos, perpendicularmente a estes, para criar o topo do portão.
-
Cole dois palitos, um em cima do outro, e então cole-os na parte superior da base, por baixo do portão. Isso será o batente atrás da ponte.
-
Construa uma esteira alinhando vários palitos, próximos uns aos outros e conectando-os com palitos inclinados, novamente fazendo triângulos, colando-os juntos. Isso irá formar a ponte real, então, garanta que é tão longa quanto o espaço entre as duas metades da base.
-
Coloque a ponte na base e empurre a parte de trás dela contra o batente debaixo do portão.
-
Meça e corte dois pedaços de barbante, muitos centímetros maiores que a distância entre o fim da ponte e o topo do portão. Amarre um ponta de cada barbante nos cantos externos da ponte e a outra ao topo do portão. Agora, quando puxar os barbantes, a ponte irá subir e o batente irá impedir que ela deslize para trás. Você pode deixá-la encostada no portão, até o momento de baixá-la.
O que você precisa
- Palitos de picolé
- Rolo de barbante
- Cola