Contente
- Positivo: conveniência
- Positivo: custo e disponibilidade
- Negativo: aquecimento global
- Negativo: perigoso
Os combustíveis fósseis são fontes de energia não renováveis que são extraídos do solo. O termo se refere a qualquer combustível produzido abaixo da superfície terrestre a partir de restos de animais e plantas pré-históricos. Os combustíveis fósseis são compostos de três tipos principais: petróleo, carvão e gás. Existem tanto pontos positivos como negativos no uso desses combustíveis.
O carvão está entre os combustíveis fósseis adotados pelas pessoas para produção de energia (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Positivo: conveniência
Os combustíveis fósseis têm a capacidade de gerar grandes quantidades de energia, e essa é a principal razão pela qual eles são tão populares. Eles são altamente combustíveis e, ainda assim, estáveis em comparação a vários outros combustíveis. Os combustíveis fósseis são fáceis de localizar e transportar. Ademais, visto que são usados há um tempo considerável, as indústrias já estão familiarizadas com os processos necessários para extrair e refiná-los, então, o tempo de produção para que essas fontes de energia fiquem prontas para uso é significativamente menor que as fontes alternativas, que podem exigir mais tempo e esforço.
Positivo: custo e disponibilidade
O custo relativamente baixo dos combustíveis fósseis é um dos principais aspectos positivos. Seu suprimento é abundante, o que torna barata a perfuração ou mineração deles. O carvão, em particular, é uma das fontes de combustíveis fósseis mais disponíveis. Visto que já há tecnologia para extrair e utilizar esses combustíveis eficientemente, eles estão disponíveis para uso imediato.
Negativo: aquecimento global
A maior desvantagem do uso de combustíveis fósseis é, claro, a poluição que eles geram. A queima desses combustíveis libera dióxido de carbono, um gás nocivo que, quando jogado na atmosfera, causa o efeito estufa. O dióxido de carbono tem um papel significativo no processo do aquecimento global. Além disso, a queima do carvão libera outro gás, chamado dióxido de enxofre, que cria a perigosa chuva ácida.
Negativo: perigoso
A mineração de carvão é uma tarefa difícil e perigosa e, assim, os mineiros enfrentam riscos sérios a suas vidas. Outro perigo do uso de óleo cru é o risco de vazamentos nos tanques. O óleo cru contém químicos tóxicos que poluem o ar quando entram em combustão e são nocivos à saúde. As usinas de queima de carvão também poluem o ar por meio da liberação de fumaça e resíduos químicos, o que, por sua vez, leva a problemas de saúde para quem respira esse ar.