Contente
Arabesque é o nome de uma posição no balé clássico em que a dançarina se apoia em uma perna e estica a outra para trás. Enquanto ela está de frente, o mesmo braço da perna esticada é também esticado à frente e o outro braço é esticado para trás. Os pés podem estar na ponta, semi-ponta ou inteiramente no chão. O método de balé Vaganova especifica quatro diferentes posições de arabesque no balé clássico, cada um sutilmente diferente do anterior.
Uma dançarina demonstrando a posição de arabesque (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
Primeira
Na primeira posição de arabesque de Vaganova, a dançarina está de pé em direção à diagonal esquerda com o pé esquerdo na frente. Essa posição é chamada de "effacé". A dançarina levanta sua perna direita em arabesque para trás dela e estende o seu braço direito para a plateia, esticando seu braço esquerdo em direção à diagonal esquerda da frente. Seu olhar acompanha a extensão do braço.
Segunda
Na segunda posição do arabesque de Vaganova, a dançarina organiza suas pernas como na primeira posição — a perna direita está esticada atrás em arabesque e a esquerda é a perna de apoio. Ela estica o seu braço direito diretamente à sua frente, chamado "en avant", e estica o esquerdo um pouco atrás de seu ombro esquerdo. Os ombros continuam alinhados com os braços e ela direciona o olhar para a audiência.
Terceira
A dançarina levanta sua perna esquerda atrás de si mesma para a terceira posição do arabesque de Vaganova. A perna direita é a perna de apoio. Ela estica o braço direito para o lado, puxando-o um pouco para trás de seu ombro, e estica o esquerdo para frente. Seu olhar segue o braço esquerdo esticado en avant.
Quarta
Para a quarta posição do arabesque de Vaganova, a dançarina organiza suas pernas na mesma formação do terceiro. Ela estica o braço direito à frente e estende o esquerdo o mais para trás possível, de forma que os braços criam uma linha contínua da frente para trás. Os ombros são direcionados para a frente e a dançarina olha em direção à plateia.
Penchée
Arabesque penchée é uma variação do arabesque em que a perna esticada para trás se eleva em um ângulo maior a 90 graus com as pernas chegando perto de 180 graus do chão ao teto. Quanto mais alta a perna chegar, mais a dançarina terá que levar o seu tronco para a frente, buscando equilibrar o peso da perna. "Penchée" é uma palavra em Francês que significa "inclinado".