Como limpar espécimes de minerais

Autor: Judy Howell
Data De Criação: 4 Julho 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Como limpar espécimes de minerais - Artigos
Como limpar espécimes de minerais - Artigos

Contente

Se você é um colecionador de rochas e minerais, provavelmente já está ciente de como exemplares de minerais devidamente limpos podem ser belos. Se você está apenas começando, cuidado. Uma vez que você limpar um espécime mineral, você não será capaz de parar até que toda a sua coleção esteja limpa e brilhante. Tenha certeza que possui os materiais corretos para não danificar ou até mesmo destruir acidentalmente um espécime especial.


Instruções

Colecionadores de minerais gostam de manter seus espécimes em bom estado (Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Pré-limpe seus espécimes. Esfregue seus minerais sob água corrente. Se um mineral é macio, pule esta etapa. No entanto, se os seus espécimes podem suportar ser esfregados (e a maioria pode), remova o máximo de poeira e sujeira possível. Não use muita pressão ou "movimento de serra" para trás e para frente no mesmo local enquanto estiver esfregando.

  2. Misture a solução de AO. Recomenda-se a utilização de luvas. Encha dois terços de uma jarra de 5 litros com água quente. Você pode usar água da torneira. Adicione 500 g de cristais de AO, tomando cuidado para não respirar nenhuma partícula. Recomenda-se a utilização de uma máscara ou respirador caso não haja boa ventilação no local de trabalho. Agite o líquido até que os cristais dissolvam-se e depois preencha o recipiente com mais água quente.


  3. Organize seus espécimes. Coloque os minerais em uma banheira de plástico. Eles não devem tocar uns aos outros.

  4. Mergulhe os minerais. Cubra-os completamente com a mistura de AO. Deixe-os descansar por 72 horas. Isso lhe dará o tempo químico para dissolver as manchas marrons -- geralmente provenientes de óxido de ferro.

  5. Lave os espécimes. Lembre-se de usar as luvas. A melhor maneira de certificar-se de que toda a solução AO tenha sido enxaguada é deixar os minerais sob água corrente por até três horas. No entanto, a maioria das pessoas prefere limitar essa etapa para cerca de 30 minutos, para evitar o desperdício de água. Caso decida reduzir o tempo de lavagem, certifique-se de virar as pedras e expor todas as partes à água corrente.

  6. Mergulhe-os novamente. Encha uma banheira de plástico com água limpa. Deixe os minerais descansarem por 24 horas. Troque a água várias vezes ao longo deste período para certificar-se de que os minerais são completamente limpos. Depois de ter concluído esse processo, você pode secá-los e armazená-los ou exibi-los como quiser.


Aviso

  • Seja cauteloso ao lidar com ácido oxálico. Este é considerado um dos ácidos mais seguros, mas não deixe-o entrar em contato direto com a pele e não inale-o.

O que você precisa

  • 500 gramas de ácido oxálico (AO) em pó
  • Luvas de borracha
  • Recipiente de plástico de 5 litros
  • 2 banheiras de plástico
  • Água quente
  • Escova que não provoque riscos