Contente
Apesar da composição de tapetes com trapos ter uma origem utilitária, os artesãos adaptaram essas técnicas para expressar sua criatividade. Independente de usar trapos velhos e roupas ou comprar novos tecidos para fazer o seu tapete, a preparação das tiras antes de começar é a chave para evitar qualquer frustração e para manter o projeto simples. O algodão, ou a mistura dele com poliéster, necessita de um pouco mais de preparação do que lãs, malhas ou outros tecidos, que apenas precisarão ser juntados para dar o comprimento do tapete.
Instruções
Como fazer tapetes (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Lave e seque os novos tecidos de algodão para retirar as marcas de medida. Passe o ferro no material lavado se ele estiver muito enrugado, o que é normalmente o caso dos tecidos com 100% de algodão.
-
Coloque o tecido de algodão em uma superfície lisa de trabalho. Marque as linhas de corte, com distância entre elas de 5 cm, com um medidor de bainha e um giz.
-
Corte as tiras. Apare os fios soltos, se for necessário.
-
Costure as bordas das tiras de ponta a ponta com uma barra diagonal para deixá-las retas e evitar volume. Para os tecidos que não são de algodão ou misturas dele, as suas tiras ficarão prontas nesse ponto.
-
Dobre 1 cm de cada ponta das tiras em direção ao centro. Pressione as dobras quando fizer isso.
-
Dobre as tiras de 2,5 cm na metade e pressione-as para marcar.
Dicas
- Ajuste as medidas para tornar as tiras mais grossas ou mais finas, segundo o seu modelo ou preferência pessoal.
- Alguns modelos necessitam de um laço entrelaçado para juntar as fitas. Nesse caso, corte uma fenda de 0,6 cm de comprimento de cada ponta da tira, ao invés de costurá-las.
O que você precisa
- Tecido de algodão ou de algodão/poliéster
- Ferro
- Medidor de bainha
- Giz de alfaiate
- Tesoura
- Máquina de costurar ou agulha de costura à mão
- Linha