Contente
A digestão permite que os organismos vivos processem alimentos e líquidos, e os convertam em nutrientes, energia e se desfaçam dos restos que não servem para o corpo. O processo de digestão ajuda a quebrar o que foi comido em partes menores, para que o alimento possa ser absorvido pelo corpo. Ela se inicia na boca, com a mastigação da comida em pedaços menores, para que o estômago possa continuar esse processo.
O processo de digestão começa na boca e termina no ânus (sexy stomach image by Indigo Fish from Fotolia.com)
A boca
Quando a comida é mastigada, a boca libera saliva, que ajuda a digerir as substâncias. A comida mastigada viaja pelo esôfago através de um processo de peristaltismo, na qual a comida é empurrada pelo sistema digestivo em ondas de contração.
O estômago
Então ela é liberada no estômago, onde a comida é armazenada e alguns sucos digestivos são liberados. Essas enzimas continuam a digerir os alimentos. A porção inferior do estômago mistura a comida e os ácidos digestivos. Quando eles estão digeridos o suficiente, a comida passa para o intestino delgado.
O intestino
A comida então atravessa para o intestino. Os nutrientes são extraídos pelas paredes intestinais, pâncreas e fígado. O conteúdo é refinado e processado enquanto viajam pelas alças intestinais. A água, por exemplo, é absorvida extremamente rápido, já que é um líquido básico que não precisa de processamento para ser assimilado pelo corpo.
O Cólon
O que resta após o processamento e a extração dos nutrientes viaja até o cólon, onde é armazenado até que uma quantidade suficiente de excretas se junte e seja liberada via defecação.