Propriedades do nylon 6,10

Autor: John Pratt
Data De Criação: 12 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Nylon 6
Vídeo: Nylon 6

Contente

O composto químico nylon 6 foi desenvolvido pela DuPont em meados da década de 1930 e tornou-se um dos primeiros materiais feitos pelo homem. Ele é um termoplástico, que originalmente foi usado para fazer cerdas de escovas de dente, mas atualmente é usado na fabricação de muitos artigos, desde meias a pneus. O nylon 6-10 é uma versão da fibra e tem uma ampla gama de aplicações. Alguns usos mais comuns incluem fechos de zíper, peças de precisão e isoladores elétricos.


O nylon 6 pode ser usado para fazer cerdas de escovas (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Composição química

Os elementos básicos do nylon 6 são a diamina e o ácido dibásico, que são adicionados à solução em uma proporção de 1:1. Os outros aditivos químicos são o oxigênio, o carbono, o hidrogênio e o nitrogênio, que são utilizados em diferentes formulações para produzir distintas formas de termoplástico. Existem muitas versões do composto nylon 6, incluindo o 6-6, 6-10, 6-11, 6-12. O que o torna único é a quantidade de carbono em sua substância, já o número "10" indica a quantidade de carbono existente em sua cadeia polimérica.

Aparência física

Como a maioria das formas de nylon, a versão 6-10 é suave ao toque e pode ser fabricada para resultar em um produto com um brilho que varia de opaco a brilhante. O filamento pode ser tingido por meio da infusão do polímero de plástico em um agente de coloração e a substância não perde a sua cor facilmente. O nylon 6-10 pode ser extrudado em fibras de filamentos finos para fazer fibras de tecido e cerdas de escova, ou fundido em uma forma predeterminada semelhante à de outras peças de plástico endurecido. O nylon moldado pode ser perfurado ou serrado para receber qualquer ajuste que seja necessário.


Durabilidade

Um dos atributos do nylon 6-10 é o seu ponto de fusão elevado, que fica acima de 270º C. A essa temperatura, o material irá derreter em vez de queimar. Além disso, o termoplástico pode suportar um nível elevado de abrasão e é resistente à rachadura ou aos danos resultantes de forças ambientais. Essas qualidades ajudam a fazer do nylon um candidato para materiais de alto desempenho e que não tenham fricção; o plástico cristalino pode ser moldado em engrenagens e rolamentos para motores de automóveis.

Resistência à umidade

Semelhante ao plástico, o nylon 6-10 tem uma taxa de absorção muito baixa e, portanto, manterá sua integridade quando exposto à água por um período de tempo prolongado. Por isso, as fibras e materiais feitos de nylon 6-10 não são susceptíveis a mofo e fungos. Essa qualidade também ajuda o termoplástico a resistir a manchas de óleo e de produtos químicos.