Contente
O grafite é muito mais que uma substância encontrada em um lápis. É um mineral condutor de eletricidade e possui uma variedade de aplicações, sendo usado como lubrificante, revestimento de freios e até como uma parte essencial no processo de fabricação de aço.
Seja na ponta de um lápis ou um lubrificante, o grafite pode ser usado em vários âmbitos industriais (Image by Flickr.com, courtesy of R11)
História
No início do séc. XVI, havia uma grande mina de grafite perto de Cumbria, na Inglaterra. Os moradores utilizavam o grafite para marcar suas ovelhas e era a única mina de grafite em que o minério se encontrava no seu estado sólido. Naquela época, química ainda era uma ciência emergente, e as pessoas que entravam em contato com o grafite achavam que era uma espécie de variação do chumbo.
Condutividade
O grafite é uma substância única, sendo um não-metal e ainda sim um excelente condutor de calor e eletricidade. Uma das aplicações mais comuns para o grafite é em pilhas alcalinas, onde é usado para produzir os cátodos da pilha.
Lubrificante
Conhecido como um lubrificante sólido, o grafite precisa de vapor d'água para se tornar oleoso. Entretanto, ele se torna corrosivo quando entra em contato com o alumínio.
Revestimento de freios
Embora o uso comercial do grafite esteja em baixa nos Estados Unidos, a aplicação desse minério explodiu na China. É usado para fabricar revestimentos de freios, e já que indústria automotiva na China está com uma demanda muito alta, existe também a necessidade de grandes quantidades grafite.
O futuro do grafite
Por causa de suas características incomparáveis, o grafite possui um futuro brilhante pela frente onde será usado para a produção de moldes, assim como parte fundamental de peças mecânicas. Quando usado em tubulações, esse minério diminui ou previne totalmente erosões químicas.