Contente
Lagartas são a larva das mariposas e borboletas da ordem lepidoptera, a qual inclui o segundo maior grupo da classe de insetos, de acordo com a Universidade Estadual da Carolina do Norte. Muitas espécies, a maioria de lagartas que se transformam em mariposas, são criaturas parcialmente ou bem peludas, enquanto outras têm pouco ou nenhum pelo. Algumas lagartas com pelo são inofensivas, enquanto outras podem causar danos ao meio ambiente e às pessoas.
A maioria das lagartas peludas são larvas de mariposas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Lagarta urso e mariposa leopardo
Um dos tipos mais comuns de lagarta peluda é a urso, que se transforma na mariposa leopardo. A lagarta preta, que se transforma na mariposa isabella tigre, é preta em cada extremidade, com centros vermelhos, laranjas e marrons. O tamanho das faixas pretas depende de quanta umidade ela recebe. A lagarta amarela, que se transforma na mariposa virginia tigre, é solidamente amarela a laranja, e é mais peluda que a lagarta preta. Essas lagartas inofensivas comem grama e plantas verdes, em jardins ou árvores frutíferas. Outra lagarta peluda parecida com essas é a larva da mariposa leopardo gigante. Ela é uma espécie não venenosa com cerdas pretas e faixas vermelhas pelo segmento do corpo. As mariposas comem plantas incluindo violetas, dentes de leão, cerejeiras, bananeiras, salgueiros e carvalhos.
Lagarta da barraca
Muitas lagartas peludas desfolham as árvores e plantas que usam para se alimentar. Algumas constroem ninho em árvores decíduas e arbustos, alimentando-se de folhas. As lagartas de barraca, larvas da mariposa de barrada, são finas e peludas. As larvas de barraca ocidentais corpos azuis, pretos ou laranjas e a cabeça azul ou preta. Elas constroem ninhos e se alimentam de árvores rígidas como o carvalho, aspen, mogno da montanha, choupos ou arbustos. Lagartas de barraca orientais são pretas com linhas brancas nas costas, linhas azuis e amarelas nos lados e uma fileira de pontos ovais azuis nos lados. Elas constroem os ninhos no começo da primavera nas bifurcações dos galhos de árvores frutíferas, incluindo a pessegueira, macieira e cerejeira. As lagartas de barraca florestais têm marcas brancas de pegada nas costas,com leves listras azuis nos lados. Elas se alimentam de árvores decíduas.
Infestação
A lagarta da mariposa cigana, uma espécie estrangeira que se naturalizou nos Estados Unidos, é muitas vezes confundida com as lagartas de barraca. Ela tem quatro pares de pontos azuis e seis pares de pontos vermelhos nas costas e causa muito danos às árvores rígidas. Elas geralmente constroem os ninhos nos troncos de árvores decíduas como carvalho, mas também comem sempre vivas. Ainda que não sejam danosas às pessoas, os pelos nas lagartas da mariposa cigana podem causas queimaduras e outras irritações na pele daqueles com alergia a elas.
Lagartas espinhosas
Muitas lagartas peludas causam ferroadas e queimaduras extremamente dolorosas aqueles que tocam os pelos. Lagartas bichano são macias e parecidas com uma lesma, mas tem espinhos embaixo dos pelos, conectados a sacos venenosos. Elas comem folhas de arbustos e árvores, incluindo o elmo, macieira, sicômoro, carvalho e carvalho silvestre.