Contente
A doença da mão-pé-boca é uma infecção viral comumente encontrada em bebês e crianças pequenas, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention. Um dos sintomas mais comuns da infecção é uma erupção cutânea.
Fatores de risco
As crianças que vão para creches ou são menores de 10 anos de idade possuem maior risco de desenvolverem a síndrome da doença mão-pé-boca, de acordo com a Clínica Mayo. Os vírus que causam a doença podem ser transmitidos através de emissões nasais e da garganta, saliva e fezes, de acordo com o US National Library of Medicine e o National Institutes of Health.
Início
Pessoas com a doença da mão-pé-boca frequentemente desenvolvem uma erupção cutânea pruriginosa entre três e sete dias após serem infectadas, de acordo com o Centers for Disease Control and Prevention. A organização também afirma que a erupção geralmente apresenta inchaços vermelhos, que muitas vezes aparecem nas palmas, solas, flancos ou órgãos genitais.
Sintomas relacionados
Pessoas com uma erupção da mão-pé-boca frequentemente desenvolvem uma erupção de um ou dois dias após o desenvolvimento de outros sintomas, tais como mal-estar, dor de garganta, febre ou lesões orais, de acordo com a Clínica Mayo.
Diagnóstico
Geralmente os médicos podem diagnosticar a doença da mão-pé-boca baseados nos sintomas dos pacientes, especialmente a erupção cutânea e as lesões, de acordo com um artigo publicado pelo pediatra Jay Mersch no site MedicineNetcom.
Tratamento
A erupção cutânea e outros sintomas da infecção geralmente desaparecem entre cinco a sete dias, de acordo com o US National Library of Medicine e o National Institutes of Health. Analgésicos podem ser usados para reduzir os sintomas da infecção, de acordo com a Clínica Mayo.