Contente
Os leucócitos, ou células brancas do sangue, ajudam contra infecções e outras doenças. Eles ajudam o sistema imunológico, por isso, quando o número de células brancas do sangue é reduzido, surge um problema grave. Existem cinco tipos de leucócitos.
Neutrófilos
Os neutrófilos, ou granulócitos, são os glóbulos brancos que atacam a infecção antes das outras células brancas do sangue. Eles são os mais numerosos de todos os leucócitos. Quando as bactérias são encontradas, eles envolvem e matam elas e, muitas vezes, morrem no processo.
Monócitos
O principal objetivo do monócito é ajudar a defesa imunológica e reconstruir o tecido danificado. Ele também produz proteínas para o corpo e antígenos, que estimulam a produção de anticorpos.
Eosinófilos
Os eosinófilos são glóbulos brancos que protegem o corpo matando e engolindo bactérias. Se ele não puder aumentar de tamanho o suficiente para engolir a bactéria, ele se juntará ao organismo e o matará.
Basófilos
Os basófilos aumentam de quantidade quando o corpo tem uma infecção e acumulam-se no local que ela ocorrer. Eles descarregam serotonina e histamina para ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e diminuir a inflamação.
Linfócitos
Os linfócitos são os principais responsáveis por ajudar o sistema imunológico do corpo. Eles são constituídos por células B e T. As células B liberam anticorpos em fluidos do corpo, enquanto as células T atacam diretamente os vírus.