Contente
A fotossíntese é o processo que as plantas usam para fazer a comida que necessitam para sobreviver. O processo converte a energia solar em glicose, uma energia química que a planta pode armazenar até ser necessária. Ao contrário de criaturas vivas que devem consumir outros organismos por alimento, as plantas são capazes de sintetizar o seu próprio suprimento alimentar. Sem o dióxido de carbono, água, luz solar e pigmentos de folhas, a fotossíntese não poderia ocorrer.
As plantas fabricam seu próprio alimento através da fotossíntese (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Dióxido de carbono
O dióxido de carbono é um gás incolor exalado pelos animais e lançado por animais e vegetais em decomposição. As plantas absorvem o CO2 através de aberturas microscópicas chamadas estômatos, que estão presentes na epiderme ou camada de tecido exterior de folhas. Uma série complexa de reações químicas dentro das folhas converte o gás em um açúcar simples, glicose, que a planta pode usar imediatamente para abastecer a fotossíntese ou armazenar como um carboidrato para sobreviver ao inverno e ter um novo crescimento durante a primavera
Água
A água é um agente de redução para muitos dos processos químicos que ocorrem durante a fotossíntese. Ela ajuda quebrar as moléculas de dióxido de carbono de modo que os átomos resultantes possam ser reagrupados em moléculas de açúcar. A água é absorvida pelas raízes das plantas e transportada para as folhas através de tecidos especializados chamados xilema. Durante a fotossíntese, seis moléculas de água e seis moléculas de dióxido de carbono são combinadas para fazer uma molécula de glicose e seis moléculas de oxigênio.
Luz e pigmentos
A energia é necessária antes que o dióxido de carbono e água possam ser transformados em açúcares. Esta energia vem de fótons presentes na luz solar, que são absorvidos pelas plantas através de pigmentos como clorofila ou carotenoides. Estes pigmentos são necessárias para possibilitar o processo de pegar uma energia ativa, como a luz, e transformá-la em uma forma armazenada de energia que é mais útil para as plantas. A clorofila e carotenoides, fazem as folhas aparecem verdes para os nossos olhos, porque elas não absorvem a luz verde e amarela de forma tão eficaz como outras cores do espectro. A luz verde passa através das folhas ou é refletida por elas, dando assim a cor verde familiar às plantas.