Contente
De acordo com Eorthpod.com, o tornozelo deve aguentar 1,5 vezes o peso do seu corpo quando você anda e até oito vezes o peso do seu corpo quando você corre. Com essa quantidade de tensão, é melhor que o corpo humano tenha um grande sistema de apoio muscular e ele tem. Vários músculos apoiam o tornozelo e o sistema esquelético do pé inteiro. Eles são responsáveis pela atividade normal do tornozelo. Os ligamentos também ajudam a estabilizar o pé.
What Muscles Support the Ankle? (Wikimedia Commons.org)
Gastrocnêmio
O músculo gastrocnêmio fica na parte de trás do osso da coxa, logo acima da parte de trás do joelho. A meio caminho da panturrilha, ele se junta a um segundo músculo chamado sóleo.
Soleus
O músculo sóleo fica ao longo da parte de trás da panturrilha. A combinação deste e do músculo gastrocnêmio é responsável pelo movimento do tornozelo de modo que o pé possa ficar apontado para baixo. Ambos os músculos agem um pouco como amortecedores. Eles oferecem suporte quando o pé volta para o chão depois de correr e saltar.
Tendão de Aquiles
O tendão de Aquiles fica adjacente ao músculo sóleo da metade da panturrilha até o fundo do calcanhar. Este músculo adiciona um recurso de propulsão. Quando combinado com os dois primeiros, ele ajuda a impulsionar o corpo para pular e correr. Sem esse músculo, ficar em pé na ponta dos pés seria impossível.
Fibular
Os tendões fibulares são responsáveis por levantar o pé e torcer o tornozelo. Eles estão atrás da fíbula e se estendem ao longo da panturrilha. Eles também são responsáveis pelo movimento para fora do pé.
Tendões Mediais
Os tendões mediais estão atrás do maléolo medial, que é a parte óssea que chamamos nossos tornozelos que se sobressai em cada lado. Os tendões mediais apóiam o arco e alguns movimentos dos pés.
Ligamentos
Os ligamentos são importantes para os movimentos restritos do tornozelo. Os nomes desses ligamentos são talofibular anterior, calcaneofibular e deltóide. Eles trabalham juntos para manter o tornozelo e o pé dentro dos limites normais.