Contente
As velas de gel são lindas obras de arte e fontes de luz duradouras e brilhantes. O gel transparente colocado dentro de um recipiente de vidro pode criar um mundo de decorações. A luz fica mais forte e mais quente do que a de velas regulares e por isso a escolha do recipiente é muito importante. Tem havido registros de velas de gel explodindo e lesionando pessoas devido ao uso de recipientes inadequados.
Utilize o recipiente adequado com sua vela de gel para prevenir acidentes (sxc.hu/dreamjay/Jayesh Nair)
História
As velas de gel surgiram no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. O gel utilizado para fazê-las é conhecido como cera de gel. Os recipientes variaram durante a década passada de vasos de vidro cilíndricos a aquários.
Função
O vidro dos recipientes da vela de gel é transparente para que seja possível visualizar o gel. Dentro da cera de gel há itens como conchas, areia e estatuetas formando peças de exibição. O próprio gel queima lenta e uniformemente com um baixo ponto de inflamação.
Tipos
Os recipientes que devem ser utilizados com velas de gel variam muito, mas todos são de vidro. O recipiente mais seguro é feito de vidro temperado. Um vidro transparente seguro para ser aquecido a 93°C é o ideal. Copos de café, copos de cerveja, abajures cilíndricos ou recipientes votivos podem ser utilizados.
Advertência
Não utilize recipientes plásticos ou de madeira, pois podem pegar fogo devido ao calor da vela. Evite recipientes apertados, pois podem superaquecer, queimar ou escurecer.
Cuidado
Ao fazer velas de gel, não use objetos inflamáveis para penetrar no gel. Além disso, não utilize pavios de algodão. Não deixe uma vela de gel queimar por mais de cinco horas para evitar superaquecer o recipiente.