Contente
T3 e T4 são hormônios da tireoide que regulam o metabolismo e outras funções do organismo. Exames de laboratório determinam o nível desses hormônios no corpo para ajudarem a diagnosticar problemas na tireoide.
Hormônios da tireoide
As glândulas da tireoide usam iodo para sintetizar a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). A glândula pituitária libera o hormônio estimulante da tiroide (TSH) para induzi-la a produzir T4 e T3.
Exames
Testes comuns que medem a quantidade de T3 e T4 incluem exames de sangue que determinam os níveis de T3 e T4 séricos e radioimunoensaio (RIA) para pacientes que não tomam medicação para reposição de hormônio da tireoide.
T4
De acordo com o sistema de saúde da University of Michigan, os valores normais de T4 vão de 5 a 13,5 microgramas por decilitro. Se o nível de T4 estiver mais alto, a tireoide está produzindo hormônio demais ou a dosagem da medicação para reposição está muito alta. Níveis mais baixos indicam função diminuída da tireoide ou dosagem muito baixa de medicação para reposição.
T3
Os valores normais de T3 vão de 100 a 200 nanogramas por decilitro. Isso é o mesmo que 0,1 a 0,2 microgramas por decilitro. Um nível mais alto de T3 pode indicar hipertireoidismo, doença de Graves ou possivelmente câncer na tireoide. T3 baixo pode ser sinal de hipotireoidismo ou de doença de Hashimoto. Problemas no fígado e gravidez podem elevar artificialmente os níveis de T3.
Considerações
O estrogênio e algumas medicações podem afetar os níveis de T3 e T4 no sangue. Uma combinação de exames pode identificar anormalidades na tireoide com mais precisão do que apenas um exame.