Contente
Como o pinho é barato e fácil de encontrar, você pode pintar tábuas dessa madeira sem preocupação. Embora isso ofereça infinitas possibilidades de cor e criatividade, os nós em certas espécies de pinho representam um desafio único aos pintores. A preparação apropriada das tábuas é uma prevenção crítica para que a resina do pinho sangre sobre a pintura final.
Instruções
Os nós do pinho podem sangrar sobre a tinta (wood boards texture image by starush from Fotolia.com)-
Prepare a área de trabalho. Isso inclui proteger o piso e as peças de mobília próximas de acidentes com a tinta. Use jornal, papelão ou um pano velho.
-
Posicione cavaletes ou outro suporte para as tábuas. Isso permite que você pinte facilmente as bordas das tábuas e conserte erros antes que sequem. Você pode usar uma pilha de livros para apoiar as tábuas, se não se importar de pintar próximo ao chão.
-
Preencha qualquer nó, furo ou outra imperfeição com preenchimento para madeira e espátula. Deixe secar. Em seguida, lixe com uma lixa de granulação 180.
-
Lixe toda a superfície da madeira usando lixas finas (180 - 200). Isso é um passo necessário, mesmo que tenha comprado tábuas que pareçam lisas. Lixe na direção da fibra da madeira para evitar riscos. Remova o pó desse processo com um pano úmido.
-
Aplique um primer bloqueador de verniz usando um pincel de cerdas naturais. Se houver pequenos nós na madeira, é possível cobri-los primeiro. Se houver muitos nós ou outras manchas na tábua que possam sangrar pelo acabamento, cubra toda a peça com primer. Use movimentos longos, começando pelas bordas da tábua e atente-se a respingos. Deixe o primer secar completamente e depois aplique uma segunda camada. Cubra toda a superfície que será pintada. Isso pode significar que tenha que virar a peça e cobrir a parte de baixo uma vez que a parte de cima esteja completamente seca.
-
Limpe os pincéis com aguarrás, assegurando que todo o primer tenha saído das cerdas.
-
Lixe a tábua coberta com uma lixa 180 para assegurar uma superfície lisa para a tinta, uma vez que o primer aumenta a fibra da madeira. Remova toda a poeira com um pano úmido.
-
Aplique uma camada fina de tinta usando um pincel de cerda natural, se estiver usando tinta a óleo, e de cerdas de náilon para tinta látex. Comece pelas bordas e use sempre movimentos longos e suaves. Deixe a tinta secar. Vire a tábua e pinte a parte de baixo se necessário. Deixe secar. Repita os passos para uma segunda camada de tinta. Deixe a tinta secar antes de usar a tábua.
-
Limpe os pincéis. Guarde ou descarte o restante do primer e da tinta de acordo com as instruções da lata.
Dicas
- As tábuas de pinho são muito macias, arranham e entalham com o tempo, afetando o acabamento de sua pintura. As tintas a óleo nunca param de se curar, continuando a endurecer e ocasionalmente rachando. As tintas látex curam em um período definido de tempo, normalmente 14 a 30 dias. Aumente a vida da superfície coberta por tinta látex assegurando que a tinta esteja completamente seca antes de usar as tábuas. Cheque a tinta para confirmar o tempo de secagem.
Aviso
- Sempre pinte em áreas bem ventiladas.
- Não use tinta para exterior em tábuas que serão usadas em ambientes fechados e vice-versa.
O que você precisa
- Pincéis (de poliéster ou náilon para tinta látex ou de cerdas naturais para tinta a óleo)
- Tinta
- Primer bloqueador de verniz
- Lixa (granulação 180 ou 200)
- Preenchimento de madeira
- Espátula
- Pano
- Trapo, jornal ou papelão
- Cavalete ou outro suporte
- Aguarrás