Contente
A adição de CO2 em um aquário permite que amadores plantem uma variedade de belas plantas no aquário. Infelizmente, o CO2 pressurizado comprado em loja pode ser muito caro e complicado de instalar. Adicionar seu próprio reator caseiro de CO2 em um aquário requer pouco custo para construir ou manter, e os materiais necessários para mantê-lo funcionando são facilmente obtidos em um supermercado local.
Instruções
As plantas aquáticas e CO2 adicionam uma nova profundidade ao seu aquário (tropical fish image by kenny woodruff from Fotolia.com)-
Pegue a garrafa de dois litros bem limpa e seca e tampe.
-
Determine o tamanho do buraco a ser perfurado na tampa, colocando uma broca em uma das extremidades do tubo de silicone. A broca deve ser grande o suficiente para caber facilmente na abertura do tubo (a razão para isso é que todos os tubos de silicone não são fabricados iguais, por isso é melhor verificar o diâmetro do tubo individualmente dessa forma).
-
Faça um furo no centro da tampa da garrafa usando a broca que você escolheu.
-
Corte uma das extremidades do tubo de silicone em um ângulo de 45 graus e puxe través do furo na tampa a um comprimento de cerca de 5 cm, com a ajuda de um alicate.
-
Passe um cordão de silicone de aquário em torno da tubulação em ambos os lados da tampa, tomando cuidado para não deixar o silicone na rosca da tampa.
-
Deixe a tampa secar por pelo menos 24 horas.
-
Encha 3/4 da garrafa com água morna.
-
Acrescente duas xícaras de açúcar e 1/2 colher de chá de fermento biológico na garrafa e agite bem.
-
Aperte a tampa firmemente na garrafa.
-
Passe a outra extremidade do tubo de silicone em seu tanque e conecte-a com um difusor de CO2 comprado em loja. Alternativamente, você pode usar um pedaço de 7 cm de bambu inserido na saída do seu reator feito. A estrutura oca do bambu irá funcionar como um difusor, forçando várias pequenas bolhas de CO2 a percorrerem seu tanque. Se você usar este método de difusão, passe a linha de CO2 de forma que ela quase alcance o fundo do tanque, para dar às bolhas de CO2 um tempo máximo para elas se dispersarem na água.
Dicas
- Uma garrafa de CO2 desse tamanho deve durar entre uma e três semanas.
- Para determinar o comprimento da tubulação que você precisa comprar, meça duas vezes, assim você só vai ter que cortar uma vez
Aviso
- Nunca deixe uma garrafa de CO2 tampada sem uma maneira de liberar a pressão, pois a garrafa pode explodir.
O que você precisa
- Garrafa de plástico de 2 litros
- Furadeira elétrica
- Tubulação aérea de silicone
- Aquário de silicone
- Alicates
- 1/2 colher de chá de fermento biológico
- 2 xícaras de açúcar