Como reconhecer marcas de joias

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 9 Poderia 2021
Data De Atualização: 19 Novembro 2024
Anonim
Como saber se a joia é de ouro - Dica de Joalheiro
Vídeo: Como saber se a joia é de ouro - Dica de Joalheiro

Contente

Marcas de joias são palavras, letras ou símbolos estampados diretamente no metal. Estas marcações podem dizer-lhe informações importantes sobre a sua peça, como com que metal foi feita, quem a fez e até mesmo o quão antiga ela é. Se elas têm uma marca registrada por um fabricante famoso, elas também poderão ser mais valiosas, mesmo que sejam apenas bijuterias. Aprender a ler as marcas também pode ajudar a evitar a compra de falsificações ou peças de qualidade inferior.


Instruções

Marcas de joias podem dizer quem fez sua peça e de que ela é feita (ruby necklace image by OMKAR A.V from Fotolia.com)
  1. Aprenda a reconhecer marcas inglesas de ouro, prata e platina. O símbolo britânico de prata esterlina é um leão andando. Uma coroa representa ouro, junto com um número seguido por "c" ou "ct", quilates de joias feitas de 1700 a 1975. Depois disso, apenas números representam pureza de ouro: 375 para 9ct, 585 para 14ct, 750 para 18ct e 950 para 22ct. Números que representam platina são: 850, 900, 950 e 999. Marcas de data são uma carta em um escudo e podem ser decodificadas com um guia de marca. Guias de marcas estão disponíveis em forma de livro ou online.

  2. Estude guias de marcas para determinar características de marcas europeias de metais preciosos. Cada país tem seu próprio conjunto de marcas que denotam a origem e a pureza do metal. A maioria utiliza um sistema de numeração para o ouro, semelhante ao sistema britânico moderno, mas alguns são mais complexos e precisam de um guia para serem descodificados. Marcas de prata variam muito; platina é normalmente marcada com um número e "PT".


  3. Aprenda a ler marcas americanas. Metais preciosos americanos são simples em termos de marcações. A letra "k", depois de um número, indica a pureza de quilates de ouro, "sterling" ou "925" significa prata, e "PT" ou "plat" é para a platina. Os nomes ou iniciais do fabricante também aparecem às vezes nas marcas.

  4. Familiarize-se com termos para revestimento de ouro. Joias banhadas a ouro são marcadas de várias maneiras: cheio, GF, 12k ou 1/20. Outros termos para revestimento de ouro são Vermeil (ouro sobre prata esterlina), GP (placa de ouro sobre base de metal), RGP ou ouro laminado (visto principalmente em peças antigas, de galvanização mais pesada) e GEP (ouro galvanizado, a mais leve de todas as técnicas de revestimento de ouro).

Dicas

  • Use uma lupa para ler marcas muito pequenas em joias.
  • Questione a autenticidade de peças baratas com nomes de grife. Mesmo que pareça ter as características certas, nem sempre é o que parece. Peça para ver notas fiscais de um revendedor autorizado ou peça cópias delas para autenticar itens usados. Verificar a marca com um guia de marca também pode ajudar.

Aviso

  • Cuidado com as marcas falsas de metais preciosos em peças chinesas. Técnicas de chapeamento pobres deixam a superfície borbulhante, e os detalhes sobre o item vão parecer espessos, em vez de ser nítidos, com bordas finas. Se suspeitar que você tem uma joia falsa, leve seus itens a um joalheiro. O joalheiro terá o equipamento certo para testar o conteúdo do metal precioso.

O que você precisa

  • Lupa de joalheiro