Contente
A fáscia plantar rasgada ou rompida -- o tecido conjuntivo denso que suporta a sola do pé -- é uma lesão grave, que requer tratamento sério e reabilitação. Essa lesão é resultado do rompimento de todo o ligamento da fáscia plantar devido ao estresse grave que causou o afastamento do ligamento do osso do calcanhar.
A fáscia plantar rasgada ou rompida é uma lesão grave (Image by Flickr.com, courtesy of Eduardo Cunha)
Cronograma
De acordo com o Dr. Stephen M. Pribut, que se especializou em medicina esportiva de podologia, o tempo de recuperação total para fáscia plantar rasgada normalmente demora entre sete e doze semanas.
Tratamento
A fáscia plantar rasgada é geralmente tratada de uma a três semanas sem sobrecarregar a sola do pé e tem um tempo de quatro a seis semanas para curar o rompimento.
Causas
A fáscia plantar pode se romper se você está envolvido em atividades de alta velocidade. Tênis mal ajustados com solas macias que se dobram na sola também podem contribuir. Atletas, como os corredores que aumentam substancialmente o treino em um curto período de tempo, também podem ter essa lesão.
Sintomas
Os sintomas da fáscia plantar rasgada incluem inflamação, dor aguda e formação de hematomas na área afetada.
Exercícios
Existem exercícios que podem ser feitos para ajudar a prevenir lesões à fáscia plantar. Dobrar os dedos do pé, alongar a panturrilha e fazer flexões plantares são eficazes no fortalecimento de seus músculos do pé.