Como refinar ouro retirado de lixo eletrônico

Autor: Robert Simon
Data De Criação: 20 Junho 2021
Data De Atualização: 12 Dezembro 2024
Anonim
Como refinar ouro retirado de lixo eletrônico - Artigos
Como refinar ouro retirado de lixo eletrônico - Artigos

Contente

As pessoas frequentemente ficam surpresas ao saber quantos metais preciosos são perdidos sempre que algum dispositivo eletrônico é jogado fora. Ouro, prata, platina e paládio podem ser recuperados de circuitos e processadores. De todos os metais preciosos, o ouro é o mais frequentemente recuperado e refinado. Derreter o revestimento de ouro do circuito pode acabar resultando em uma bagunça e em perda alguns dos metais. A maneira mais eficaz de recuperar ouro de lixos eletrônicos é usar um processo chamado de galvanoplastia reversa.


Instruções

Recupere ouro de eletrônicos (macro shoot of electronic components on motherboard image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Comece pela obtenção do máximo de componentes de lixo eletrônico que possuam ouro. De modo geral, eletrônicos antigos são melhores, porque os processos de fabricação mais avançados utilizam menos ouro do que os antigos. Um computador 386 ou 486, por exemplo, contém mais ouro do que um computador moderno. Celulares analógicos antigos também contêm mais metais preciosos do que os atuais. Naturalmente, componentes eletrônicos novos também possuem ouro que pode ser refinado, mas nunca rejeite equipamentos antigos.

  2. Corte todos componentes banhados a ouro das placas. Não é necessário perder tempo tratando toda a placa-mãe de um computador quando todo o ouro está nos pinos dos conectores, processadores ou microcontroladores. Retire todos os componentes banhados a ouro das placas de circuito. Entretanto, não jogue as placas fora, pois ainda existe prata e outros metais preciosos que talvez queira recuperar mais tarde.


  3. Prepare-se para trabalhar com produtos químicos. Será realizado um processo químico para remover o revestimento de ouro e outro para refiná-lo para 24k. Trabalhar com químicos significa tomar precauções de segurança para evitar queimaduras químicas e bloquear fumaças tóxicas. Deve-se usar um avental e luvas grossas de borracha sempre que manusear esses produtos. Também deve-se usar uma máscara respiratória, similar à das pessoas que trabalham com amianto, e uma viseira para proteger o rosto de respingos.

  4. Faça um eletrólito para o processo de galvanização reversa. O eletrólito é uma solução que age como um banho químico para os metais preciosos, bem como um condutor de eletricidade. Para criá-lo, despeje uma mistura de 70% de cianeto de sódio (NaCN), 15% de hidróxido de sódio (NaOH) e 15% de meta nitrobenzeno sulfonato de sódio. Cuidadosamente, despeje esses ingredientes em um béquer de vidro e mexa-os com um bastão de vidro.


  5. Ajuste a fonte de energia, de modo que esteja pronta para ser conectada. Pegue dois fios e desencape-os cerca de 2,5 cm nas extremidades com um descascador de fio. Em cada fio, conecte um conector jacaré a uma das extremidades. Conecte a outra extremidade à bateria de 9V ou 12V. Utilize as baterias grandes e quadradas com mensagens em formato de molas na parte superior. Conecte um fio ao terminal negativo e o outro ao positivo.

  6. Prepare o ânodo. Pegue o fio que está conectado ao terminal positivo da bateria. Prenda o conector jacaré desse fio na sucata banhada a ouro do dispositivo eletrônico. Talvez só seja possível fazer pequenas quantidades de cada vez, mas pode-se continuar executando o procedimento em um ciclo contínuo enquanto a bateria tiver carga. Assim que o jacaré for preso à sucata, coloque-a no béquer com a solução eletrolítica.

  7. Prepare o cátodo. O fio restante está preso ao terminal negativo da bateria. Prenda o conector jacaré desse fio em um pedaço de aço inoxidável. Será mais fácil trabalhar se o aço possuir o formato de uma haste cilíndrica, como um lápis, mas qualquer pedaço de aço inoxidável serve. Assim que for preso ao conector, coloque-o na solução. Agora, o circuito elétrico está ativo.

  8. Aguarde. A bateria estará alimentando a sucata eletrônica com uma carga positiva e o aço com carga negativa. A solução eletrolítica dissolverá o ouro da sucata e a carga positiva no ouro fará com que ele seja atraído ao aço. Todo o ouro da sucata se acumulará no aço inoxidável, onde poderá ser retirado e reservado até que se tenha uma quantia suficiente para refinar.

  9. Misture a solução refinadora. Embora você tenha recuperado o ouro a partir da sucata eletrônica, ele pode não ser puro. Pode ser ouro 12k ou 18k, por isso deve ser refinado para se tornar 24k. Pegue um segundo béquer e encha metade com água régia. Tome cuidado, pois essa substância pode queimar através do tecido da pele humana. Vista luvas grossas de borracha e tome as precauções necessárias.

  10. Refine o ouro. Coloque-o na água régia e encha o resto do béquer com metabissulfito de sódio. Essa solução consumirá qualquer traço de cobre ou de outro metal que possa ter sido fundido no ouro quando a peça foi produzida. O restante da substância dourada se armazenará no fundo do béquer e será ouro puro 24k.

  11. Recupere o ouro puro. Escorra a solução refinadora em um recipiente de vidro para uso futuro. Permita que qualquer produto químico remanescente evapore do ouro e lave-o completamente com água. Você refinou ouro a partir de lixo eletrônico com sucesso.

Dicas

  • Em vez de usar uma bateria para a galvanoplastia reversa, pode-se usar um retificador, que permite a reversão por períodos maiores de tempo sem se preocupar com a carga da bateria.

O que você precisa

  • Lixo eletrônico
  • Luvas grossas de borracha
  • Avental de borracha
  • Proteção para o rosto
  • Máscara respiratória
  • Béquer de vidro
  • Bateria (9 ou 12 volts)
  • Fios (qualquer tamanho)
  • 2 conectores jacaré
  • Haste de aço inoxidável pequena
  • 2 béqueres de vidro
  • Hidróxido de sódio (NaOH)
  • Cianeto de sódio (NaCN)
  • Meta nitrobenzeno sulfonato de sódio
  • Água régia
  • Metabissulfito de sódio