Contente
Todos os bebês passam pelo processo de dentição. Quando os dentes nascem, eles ficam prontos para mudar da comida de bebê para alimentos mais sólidos. Frequentemente, o processo de dentição pode ser desconfortável e até doloroso para a criança. Os pais podem perceber que eles estão um pouco mais irritadiços, não dormindo bem e tendo menos apetite durante o processo. Há algumas coisas que os pais podem fazer em casa para ajudá-los a passar por essa fase e fazê-los sentirem-se mais confortáveis.
Todos os bebês passam pelo processo de dentição (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Massagem
Você pode massagear as gengivas do bebê com um dedo. Esfregar as gengivas inferiores do bebê colocará alguma pressão descendente sobre a gengiva. Como o dente novo está colocando pressão para cima, os dois vão irão contrapor-se mutuamente. O movimento contrário nas gengivas superiores também funciona - aplique pressão para cima, pois os dentes estão pressionando para baixo. Quando a pressão for equalizada, o bebê sente um alívio. A massagem pode ser feita quantas vezes for necessário. Para massagear a gengiva do bebê, coloque um dedo na gengiva e esfregue em movimentos circulares, pressionando suavemente. Você pode massagear toda a gengiva do bebê, se não tiver certeza de onde os dentes estiverem nascendo, ou pode apenas concentrar-se nas áreas onde sentir um dente.
Mastigação
Dê ao seu bebê alguns itens que ele possa mastigar. Isso funciona da mesma maneira que massagear as gengivas. Quando o bebê estiver mastigando um objeto, a gengiva é pressionada. Isto iguala a pressão dos dentes que estão nascendo e alivia a dor. A mastigação de objetos apropriados também irá ajudar a abrir a gengiva para que o dente possa sair. Alguns itens que podem ser oferecidos ao bebê incluem chupetas, mordedores, panos e patinhos de borracha.
Gelado
Dê objetos e alimentos frios ao bebê para aliviar a dor da dentição. Itens gelados anestesiam as gengivas onde os dentes estão tentando passar. Mordedores, chupetas e panos molhados podem ser colocados na geladeira ou no congelador. Quando estiver gelado, você pode dar ao bebê para mastigar ou chupar. Você também pode oferecer geladinhos ou iogurte congelado. Os bebês que não têm alergia ou intolerância ao leite podem tomar iogurte aos oito ou nove meses de idade. Você também pode refrigerar alimentos para bebês antes de dá-los para o seu bebê.