Contente
A retenção de água, ou edema, é causada por um acúmulo anormal de líquido no tecido subcutâneo. Geralmente, o sistema linfático drena esse líquido de volta para a corrente sanguínea, mas quando isso não ocorre da maneira devida, você apresentará inchaço das mãos, pés, pernas e cavidade abdominal. Os hormônios, alimentos salgados e efeitos colaterais de medicamentos podem causar a retenção de água. No entanto, existem alguns remédios caseiros que você pode tomar para aliviar os sintomas.
Uma das principais causas de retenção de água é o consumo excessivo de sal (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Dieta
Uma dieta rica em alimentos fritos e processados, sódio e carboidratos pode levar à retenção de água. De acordo com a Mayo Clinic, 77% do sódio que você consome vem de alimentos preparados. Sua alta ingestão pode levar a problemas renais e pressão arterial elevada. A médica Suzanne Trupin, chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois, EUA, recomenda a eliminação total do saleiro. Tente manter uma dieta composta por vegetais frescos, frutas, grãos integrais, legumes e carnes magras. Aumente seu consumo de potássio ingerindo uma banana, pois ele ajuda na eliminação do excesso de água. Adicione limão, que é um diurético natural, em sua água.
Mudança de estilo de vida
Faça pequenas refeições ao longo do dia, pois flutuações de açúcar no sangue podem levar à retenção de água. As mulheres devem tentar fazer cinco refeições ricas em carboidratos fibrosos, como bolachas de trigo, pão integral, aveia ou cuscuz, antes do período menstrual. Ao manter um nível estável de açúcar no sangue, seu corpo não vai retirá-lo de suas células, o que as deixariam vazias para serem enchidas com água, dando início, assim, à retenção de líquido. Tome também 1.000 mg de cálcio. Um estudo realizado pelo Metropolitan Hospital, em Nova Iorque, descobriu que as mulheres que elevaram sua ingestão de cálcio antes do ciclo menstrual tiveram uma redução de 50% na retenção de água.
Água e ervas
A água, na verdade, reduz a quantidade de líquido em seu corpo, já que ela elimina o excesso de água e outras toxinas de seu corpo. Consuma ervas que ajudam o sistema linfático, como 150 mg de extrato de gilbardeira três vezes ao dia, vitamina C diariamente e hesperidina. Estimule os rins tomando chás de folhas de solidago, cabelo de milho e dente-de-leão. A castanha-da-índia, amor-de-hortelão e o juníperos têm se mostrado promissores no alívio dos sintomas de edema. Experimente esses remédios caseiros antes de recorrer a um diurético de venda livre, já que ele pode retirar o potássio das células e acelerar o batimento cardíaco.