Contente
As tênias, ou solitárias, ocorrem quando os gatos ingerem pulgas. Elas são mais comuns em gatos de áreas externas do que naqueles que vivem dentro de casa, e podem deixá-los doentes. Existem várias medicações alternativas para o tratamento caseiro de tênias. Depois de eliminadas, é imperativo que o gato seja tratado para pulgas, assim como se deve assegurar que o animal não sofra reinfestação com esses vermes.
As tênias, ou solitárias, ocorrem quando os gatos ingerem pulgas (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Alho ou losna
A adição de alho ao alimento de seu gato eliminará as solitárias. Os óleos encontrados no alho podem não ser tolerados pelos vermes e eventualmente eles morrerão. Não tema adicionar várias colheres de sopa ao alimento do gato, pois este tende a gostar do sabor e isso eliminará o parasita com mais rapidez.
A losna é um vermífugo, isto quer dizer que ela elimina os parasitas internos do corpo. Os humanos a usam há séculos para si mesmos, mas a planta pode ser usada também em felinos. Se o alho falhar em remediar a situação em uma semana, trocá-la por uma erva mais holística, que é a losna, pode ajudar a eliminar o parasita sem se voltar para medicações mais sérias.
HomeoPet Worm Clear
O HomeoPet Worm Clear é um remédio natural que pode ser adquirido pelo site americano onlynaturalpet.com. Não existe limite de idade para seu uso em animal de estimação por ser um produto completamente natural, tanto em gatos como em cães. Além de livrar sua cama de solitárias, também limpará o sistema de nematelmintos e ancilóstomos. Não existem efeitos colaterais conhecidos.
É um produto líquido que precisa ser administrado três vezes ao dia ao seu animal de estimação até diminuírem os sintomas e, em seguida, reduz-se a aplicação para duas vezes e, depois, finalmente para uma vez ao dia, até o gato não mostrar mais quaisquer sintomas.
Vermífugos para tênias
Se os remédios naturais falharem, em seu pet shop local você encontrará vermífugos para tênias, como o TapeWorm Tabs. Essa medicação não deverá ser usada em filhotes com menos de seis semanas de idade. O comprimido precisa ser ingerido diretamente pelo felino ou amassado em seu alimento. Você pode comprar o vermífugo em seu pet shop local ou adquirir a versão americana online (veja a seção Recursos).