Contente
O jateamento de soda é um processo de remoção de tinta que não causa danos ao ambiente. Ele retira tinta de qualquer superfície sem a utilização de produtos químicos que podem ser prejudiciais. Este método utiliza bicarbonato de sódio, vulgarmente chamado de soda cáustica, como removedor. O sódio é pulverizado sobre a superfície pintada por uma máquina de jateamento de areia pressurizada.
Use um compressor de ar para remover tinta com soda cáustica (Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images)
Benefícios
O processo usa bicarbonato de sódio, que é um material seguro, usado inclusive como um ingrediente na panificação e culinária. O composto também é um agente de limpeza muito comum usado em casa e pode ser utilizado para remover a tinta de qualquer superfície, usando ar comprimido para pulverizar as partículas em uma alta velocidade.
O bicarbonato de sódio é um material solúvel em água e não agride o meio ambiente. Quando ingerido, esse sal não é nenhum pouco tóxico; portanto, não prejudica a saúde ao entrar contato com a pele. Além disso, não exala vapores que podem ser prejudiciais se inalados.
Como Funciona
A remoção de tinta funciona, ao jatear partículas de bicarbonato de sódio sobre a superfície da qual se precisa arrancar a pintura. Isso funciona, porque o choque se dá a uma pressão muito elevada, pelo sopro de ar comprimido, tonando as partículas abrasivas quando entram em contato com a tinta. A tinta é removida sem danificar o material por baixo da pintura.
A máquina de jateamento de soda geralmente é alimentada por um compressor de ar industrial com capacidade entre 7,5 e 100 cavalos. O ar do compressor impulsiona o bicarbonato para a atmosfera. O processo pode remover a pintura completamente sem a necessidade de lixar, banho de imersão em decapantes, esmerilhamento ou esfregação.
Usos
O jateamento de soda pode ser utilizado em todos os tipos de materiais, desde o mais resistente até o mais delicado. O método é forte o suficiente para remover a tinta a partir de materiais resistentes e grossos. O bicarbonato de sódio usado também é delicado o bastante para se usar em materiais frágeis sem causar até mesmo o menor dano.
Além de materiais delicados, inclusive o vidro, essa remoção pode ser usada em metal, borracha, cromo e alumínio. O processo é compatível com pequenos equipamentos e superfícies; assim como pode ser feito em caminhões grandes, carros e máquinas pesadas.