Contente
Circuitos eletrônicos são compostos de vários componentes individuais soldados em placas de circuito. Os componentes possuem um ou mais pinos metálicos, ou pernas, presos com solda em caminhos brilhantes e metalizados impressos em placas. Quando um componente para de funcionar e precisa ser trocado, a solda velha nas pernas dele deve ser derretida novamente para que ele possa ser removido antes que outro tome o lugar dele. Com um pouco de paciência e ferramentas baratas, é possível dessoldar qualquer componente eletrônico -- grande ou pequeno -- de uma placa de circuito.
Instruções
Alicate de corte (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Conecte o ferro de solda em uma tomada na parede e ligue-o. Deixe-o entre cinco e 10 minutos para que o aparelho atinja a temperatura máxima de operação.
-
Desenrole um pouco do trançado de cobre do carretel, grande o suficiente para cobrir a conexão soldada que pretende remover. Deixe o material na antiga junta da sola que será removida e segure-o no lugar para não deixar que ele se mexa.
-
Encoste a ponta quente do ferro de solda no filete de cobre, diretamente sobre a junta que quer remover, e segure o ferro nessa junta até que você veja a solda ser absorvida pelo trançado de cobre. Uma vez que ele fique saturado com a solda velha, levante rapidamente o material da junta para que toda solda seja removida.
-
Use um cortador de fios para cortar o trançado com a solda velha e jogue-o fora. Repita o passo 3 para cada solda antiga a ser removida, depois repita para qualquer junta com solda remanescente que possa estar impedindo a remoção do componente.
-
Remova o componente antigo da placa de circuito com seus dedos após ele ter esfriado. Jogue-o fora e deixe o novo no lugar antes de soldá-lo na placa.
Dicas
- Se você planeja fazer remover várias soldas, talvez seja interessante investir em uma estação profissional de remoção de solda com um aspirador e pistola de calor. Isto tornará a tarefa mais fácil, mas com um custo maior.
Aviso
- Tome cuidado com desfazer soldas para não superaquecer a placa segurando o ferro de solda no mesmo lugar por tempo demais. Tipicamente, apenas de três a cinco segundos são suficientes para que a solda antiga derreta e seja absorvida pelo trançado.
- Nunca deixe o trançado de cobre esfriar antes de afastá-lo da junta. Fazer isso pode fazer com que você estrague a trilha do circuito da placa, inutilizando toda ela ou criando a necessidade de um reparo considerável.
O que você precisa
- Ferro de solda fino com ponta afiada, 35-watts
- Rolo de cobre trançado
- Cortador de fio