Contente
Muitos reparos com fibra de vidro e projetos pequenos usam um método manual, mas a verdadeira moldagem da fibra de vidro depende de um molde para determinar a sua forma final. Sua fabricação é um processo por si só. Moldes de todos os tipos podem ser adquiridos, mas também também ser feitos com vários agentes de moldagem, como o silicone RTV (vulcanizado à temperatura ambiente), gesso ou um original que pode ser fabricado à mão e transformado em molde. Seja qual for o método escolhido, é por ele que começa a moldagem.
A verdadeira moldagem da fibra de vidro depende de um molde para determinar a sua forma final (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Desmoldagem
Seja usando um molde de uma ou de múltiplas peças para obter formas mais complexas, será necessário revestir sua parte interna com um agente desmoldante. Este agente é simplesmente algo que se pode borrifar, pintar ou limpar para que a resina poliéster da fibra de vidro não se fixe dentro do molde. Depois de endurecida a resina, o desmoldante permite a retirada da fibra de vidro. Os agentes desmoldantes comerciais são facilmente encontrados. Os amadores às vezes usam um spray culinário antiaderente. Mas tenha cuidado. O que você deseja é um desmoldante ao qual a resina se fixe, quando molhada, e se solte depois de secar.
Gelcoat (resina de base)
Depois de preparado com o agente desmoldante, reviste a parte interna de seu molde com uma fina cobertura de resina poliéster pura. Neste ponto, você não usa tecido ou malha de fibra de vidro, pois estará criando uma camada que pode ser levemente lixada sem raspar os fios da fibra. Considere-a como uma pele externa de resina.
Laminação
Quando o catalisador da resina poliéster causar o seu endurecimento, coloque no molde o tecido de fibra de vidro. A malha fornece a força estrutural. Escolha um ponto no meio do tecido e despeje um pouco da mistura de poliéster/catalisador. Com um aplicador de plástico, um pincel de tinta sintética ou rolo apropriado, trabalhe a resina úmida em direção externa. Ela deve saturar completamente o tecido de fibra de vidro, tornando-o translúcido. Continue este método até a fibra estar toda coberta. Deixe-a secar.
Reforço, ligação e desbaste
Quando usar um molde, trabalhe da frente para trás: da superfície externa para o vidro estrutural subjacente. Se o seu projeto exigir mais força, repita o processo de laminação com uma camada mais forte de tecido ou malha de fibra de vidro, ou então puxe o vidro do molde. Se a resina envolveu os cantos e secou, pode ser necessário desbastá-la. Depois da retirada do molde, você terá algum excesso chamado de flash. Desbaste o flash usando uma pequena roda de corte, lixadeira e lima. Agora, se você tiver um molde de múltiplas peças, solde quimicamente as peças nos seus cantos usando mais resina.