Contente
Mais do que qualquer um gostaria de admitir, uma rosca espanada mostra sua cara feia e desencoraja qualquer reparo, projeto, ou qualquer nome que se queira dar. Não se desespere. Há uma boa chance que você possa consertá-la em vez de jogar a peça toda fora. Assim como existem vários graus de roscas espanadas, existem várias maneiras de consertá-las.
Existem vários graus de roscas espanadas e várias maneiras de consertá-las (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)
Pente para abrir roscas
Trabalhando do ruim para o pior, o pente para abrir roscas é uma ferramenta que funciona bem quando a rosca está espanada devido à sujeira ou obstruída com metal. Quando nos deparamos com esse tipo de espanamento, é melhor limpar a rosca do que fazer uma nova. A ferramenta para o trabalho é um espanador de rosca, que é um tipo de talhadeira. Ele vai dentro do buraco do parafuso, e enquanto você gira, ele limpa a rosca sem remover qualquer metal adicional.
Inserção de rosca
Inserções de rosca são necessárias quando elas estão longe demais para que o pente possa ter qualquer efeito útil. Para aproveitar as vantagens da inserção, use uma broca para remover o rosca existentes, em seguida, coloque a inserção. Há mais de um tipo de kit de inserção disponível em lojas de materiais de construção ou lojas de suprimentos automotivos. Para sua informação, de acordo com o "Auto Media", alguns construtores de motores complementam os parafusos em seus motores de alumínio com inserções de rosca de aço.
Roscas externas
Quando a rosca de uma porca ou parafuso fica danificada, é possível repará-la da mesma forma como é feito com as roscas internas. Neste caso, o pente para abrir roscas vai passar por cima da porca ou parafuso, ao invés de por dentro do orifício. Como o pente para roscas internas, ele irá limpar a rosca em vez de fazer uma nova.