Contente
Janelas de vidro o deixam ver o mundo ao seu redor enquanto mantêm lá fora o calor, o frio, insetos e o vento. Entretanto, o vidro é quebrável e uma bola de baseball errante ou uma tempestade de granizo podem deixá-lo com uma vidraça quebrada. Quando isso acontece, sua janela pode deixar o frio, o calor e a chuva entrar. Além disso, uma janela quebrada pode ser um perigo à segurança. A melhor abordagem para consertar uma janela quebrada é substituir toda a vidraça.
Instruções
Substituir a vidraça é normalmente a melhor opção de reparo. (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)-
Vista óculos protetores e luvas grossas quando trabalhar com o vidro. Cubra a área abaixo da janela em ambos os lados, bem como as vidraças ao redor com jornal para protegê-las de vidros quebrados e facilitar a limpeza.
-
Com cuidado, remova todos os pedaços de vidro quebrado e dispense-os na lata de lixo. Se necessário, use um aspirador de pó para retirar todos os pequenos cacos e esvazie o aspirador imediatamente após terminar esse projeto para assegurar-se de que ninguém vai usá-lo com vidros dentro.
-
Raspe toda a cola, cobertura, massa de vidraceiro e outros contaminantes ou peças de madeira ao redor da vidraça. Qualquer pedaço de tinta ou resíduo impede a vidraça de assentar niveladamente. Se qualquer pedaço de massa está muito dura para ser raspada, amacie-a com a pistola de calor ou encharque-a com o óleo de linhaça e raspe novamente. Continue até que todos os resíduos sejam retirados.
-
Retire qualquer grampo da moldura da janela com o alicate de ponta fina. Esses grampos são pequenas pontas de metal que ajudam a segurar o vidro firme na moldura. Você vai adicionar novos mais tarde.
-
Limpe a madeira com um trapo de pano umedecido em essências minerais para remover qualquer resíduo de pó ou sujeira. Lixe levemente a madeira com uma lixa afina e passe uma fina camada de selante de madeira para ajudar a proteger o novo vidro da umidade. Deixe o selante secar completamente antes de continuar.
-
Espalhe um cordão de massa adesiva no exterior da canaleta com uma espátula. Alise-a o máximo possível contra a canaleta e assegure-se de que ficou uma camada lisa e nivelada de forma que a vidraça fique plana.
-
Arrume a vidraça no lugar em cima da massa de vidraceiro, de modo que fique contra as abas da canaleta. Quando a vidraça estiver completamente plana, rebata as pontas na circunferência da moldura com a parte reta de sua espátula, instalando uma ponta a cada 10 a 15 cm ao longo da vidraça para ajudar a segurá-la no lugar.
-
Recubra as bordas da vidraça e da moldura com massa de vidraceiro e selador, novamente usando uma fina camada para criar um selamento liso. Raspe qualquer excesso com uma espátula. Quando a camada superior secar, pinte-a para combinar com a moldura e ajudar o reparo a se harmonizar.
Dicas
- Tente combinar o novo vidro com as outras vidraças da mesma janela ou outras janelas da sua residência. Leve um pedaço do vidro quebrado à vidraçaria para ajudar a combinar o vidro.
- Você pode fazer esse trabalho enquanto a moldura da janela ainda está no lugar, mas trabalhar em uma escada pode ser perigoso. Considere a possibilidade de remover a moldura para uma área segura.
O que você precisa
- Óculos de segurança e luvas
- Jornal
- Aspirador de pó
- Espátula
- Pistola de aquecimento ou óleo de linhaça
- Alicate com ponta fina
- Trapos de pano
- Essências minerais
- Lixa fina
- Selante para madeira
- Adesivo para massa de vidraceiro
- Grampos
- Tinta