Reprodução da samambaia

Autor: William Ramirez
Data De Criação: 21 Setembro 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
Reprodução da samambaia - Artigos
Reprodução da samambaia - Artigos

Contente

As samambaias são plantas vasculares sem sementes, uma divisão antiga de planta que se reproduz usando esporos. Embora algumas samambaias eventualmente tenham evoluído para a produção de sementes, nenhuma delas permanece em existência nos dias de hoje.


A reprodução de samambaias ocorre em dois estágios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Esporos

Como todas as plantas, as samambaias exibem um processo de dois estágios reprodutivos. A reprodução começa com a produção de esporos em estruturas chamadas de soro, encontradas na parte inferior das folhas da planta. O vento carrega os esporos e, caso encontre um local adequado, germina, começando no passo seguinte.

Protalo

O esporo germina em uma pequena estrutura em forma de coração chamada de protalo. O protalo existe para completar o ciclo reprodutivo das samambaias, desenvolvendo estruturas masculinas e femininas que produzem espermatozoides e óvulos. Quando ocorre a fertilização, o zigoto resultante se torna uma planta nova, capaz de produzir esporos e de iniciar o ciclo novamente.


Significado

Como plantas produtoras de esporos, as samambaias produzem milhões deles para cada um que germina com sucesso, de acordo com a Associação Americana de Samambaia. As samambaias gastam sua energia para criar tantos esporos quanto possível, garantindo a sobrevivência de uma maior proporção de descendentes. O desenvolvimento da semente resultou na utilização da estratégia oposta.