Contente
A Cisco conseguiu um grande sucesso na área de equipamentos de rede, e produtos como o Catalyst 2900 contribuíram fortemente para o seu sucesso. Você pode encontrar um switch da Série 2900 por um bom preço, e talvez você tenha que reiniciar o aparelho antes de configurá-lo e usá-lo. O procedimento de reset incorporado da Cisco irá te ajudar a fazer isso.
Instruções
Fazer o reset de um switch Cisco Catalyst série 2900 (switch image by martini from Fotolia.com)-
Conecte o cabo serial azul que veio junto com o aparelho no computador e no switch. O conector 9-pin D-shell se conecta à porta serial do computador, e a outra extremidade que se parece com um conector grande de telefone (se chama RJ-45) se conecta à porta do switch.
-
Ligue o seu computador e crie uma sessão de terminal, para que você possa se comunicar com o switch. Os softwares PuTTY e HyperTerminal são gratuitos e fáceis de usar (Veja em recursos), mas qualquer emulador deve funcionar. Configure a sessão de terminal com os seguintes parâmetros:
9600 baud 8 bits de dados sem paridade 1 bit de parada controle de fluxo Xon/Xoff.
Salve a configuração com um nome, como "Switch Cisco".
-
Segure o botão "mode" (modo), na parte esquerda da frente do aparelho, e conecte o cabo de energia. Quando a luz de status do aparelho desligar, aguarde 5 segundos e solte-o. O LED "SYST" deve piscar na cor laranja.
-
Insira os seguintes comandos no terminal, pressionando "Enter" depois de cada linha: flash_init load_helper dir flash: rename flash:config.text flash:config.old
Esses comandos preparam o switch para o procedimento de reset, e mostra o diretório da memória flash. O comando "rename" dá um novo nome ao arquivo de configuração atual.
-
Insira o comando "boot" na tela, e pressione "Enter". Responda "n" na pergunta e pressione "Enter" duas vezes. Isso te levará para a tela "Switch>".
-
Entre com o comando "en" na mensagem “Switch>” e pressione "Enter". Isso muda a mensagem para “Switch#” e agora você pode renomear o arquivo de configuração como a seguir:
rename flash:config.old flash:config.text
Pressione "Enter". Aceite o padrão pressionando "Enter" quando questionado sobre o nome do arquivo de destino.
-
Insira o seguinte comando e pressione "Enter" para copiar arquivo de configuração na memória do switch:
copy flash:config.text system:running-config
Como no passo 6, aceite o nome padrão do arquivo de destino pressionando "Enter".
-
Insira os seguintes comandos para criar novas senhas, pressionando "Enter" no final de cada comando:
conf t enable secret spswd (onde “spswd” é a sua nova senha) enable password enpswd (onde “enpswd” é a sua senha de habilitação) line vty 0 15
password tpswd (onde “tpswd” é a sua nova senha de terminal) login
line con 0
password cpswd (onde “cpswd” é a sua nova senha de console) write memoryO switch irá mostrar uma mensagem “Building Configuration”, e a mensagem [OK] na tela Sw1# indica que você restaurou com sucesso o switch Cisco Catalyst da série 2900.
O que você precisa
- Computador com software de emulação de terminal
- Cabo serial