Contente
Piratas navegaram pelo globo por centenas de anos, mas mulheres piratas foram espécies raras. Durante o final da Idade Média e começo do Renascimento, a pirataria teve os seus "anos dourados" e foi nesse período em que surgiram lendárias mulheres piratas, como Mary Read e Ann bonney. A roupa medieval e renascentista usada pelas mulheres piratas era uma combinação da roupa tradicional das mulheres da época e o icônico vestuário dos homens piratas.
Mulheres piratas adaptaram o traje masculino para atender às suas necessidades (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Camisas e espartilhos
Camisas folgadas, decotes em V em excesso e mangas soltas eram tradicionais no período medieval, mas também adequavam-se ao estilo de vida das piratas. Mangas soltas permitiam liberdade de movimento, durante as obrigações no deck do navio ou durante um combate corpo a corpo. Essas camisas eram usadas por fora da calça, ou saia, acompanhadas de um cinto ou faixa, para um efeito de túnica. O cinto proporcionava uma boa fixação para o armamento de uma pirata, como facas e armas. Mulheres piratas também seguiam tendências da moda e, no final da Idade Média e começo do Renascimento, espartilhos eram usados como coletes, por cima da camisa. Mulheres piratas copiaram o jeito de usar coletes dos homens piratas e, frequentemente, ostentavam espartilhos feitos de couro, veludo e brocado.
Mulheres piratas também seguiam tendências de moda, como, por exemplo, o uso de espartilhos (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Calças e saias
Mulheres piratas eram livres para escolher como se vestir, então algumas escolhiam um traje totalmente masculino, enquanto outras adaptavam as roupas dos homens piratas para o vestuário feminino e outras combinavam ambos. Saias, na Idade Média, eram esvoaçantes e algumas mulheres piratas optavam por usá-las. Mulheres piratas também escolheram usar, na parte de cima do corpo, trajes femininos, mas vestiam calças de marinheiros para facilitar o movimento. As calças de marinheiros, nessa época, tinham as pernas largas e eram mais curtas, porque como os barcos estavam constantemente molhados, esse modelo deixava a barra das calças seca.
Algumas mulheres usavam trajes femininos, outras adaptavam os trajes masculinos e outras misturavam os dois (Hulton Archive/Hulton Archive/Getty Images)
Chapelaria
Piratas usavam gorros tricotados, para manter as cabeças aquecidas durante dias frios e noites ao mar. Esses chapéus se agarravam à cabeça, tornando-os uma escolha prática para se usar em um ventoso deck de navio. Alguns piratas usavam lenços, ou bandanas, sobre as sobrancelhas ou como proteção para a cabeça. Esses serviam para manter o suor e o cabelo longe do rosto, mas também para dar uma melhor opção para os gorros tricotados em dias quentes. Mulheres piratas podiam usar qualquer um desses acessórios, de acordo com a situação e condição climática. Mulheres piratas endinheiradas, assim como os homens piratas, zombar do seu prestígio usando chapéus adornados com penas ou joias. Piratas usavam esse tipo de chapéu para mostrar que não eram subordinados ao vento do alto mar.
Piratas usavam gorros, lenços, bandanas ou chapéus (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Acessórios
Caso as mulheres piratas fossem parte de uma tripulação de sucesso, tinham acesso a joias contrabandeadas. Braceletes, colares e broches de ouro, prata e pedras preciosas eram recebidas como pagamento por serviços de piratas prestados e mulheres piratas usavam suas recompensas. Homens e mulheres piratas eram famosos por seus brincos de aros dourados, usados para mostrar sua riqueza, mas também como alívio do enjoo causado pelo mar, com origem no lóbulo da orelha.
Homens e mulheres piratas eram famosos por seus brincos de aros dourados (Jeff Fusco/Getty Images Entertainment/Getty Images)