Contente
As bactérias do gênero Salmonella são mortas nas temperaturas em que costumamos cozinhar os alimentos. Além disso, o cozimento também inativa os dois tipos de toxinas produzidos pela Salmonella.
O cozimento pode inativar bactérias (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
A bactéria Salmonella
A espécie Salmonella possui mais de 2.500 sorotipos. Acredita-se que dois tipos, Salmonella enteritidis e Salmonella typhimurium, sejam responsáveis pela maior parte dos casos de intoxicação por esta bactéria em humanos.
Bactérias (Duncan Smith/Photodisc/Getty Images)Alimentos afetados
Oitenta por centro das intoxicações causadas por Salmonella Enteritidis têm como origem o consumo de ovos malcozidos. Já a Salmonella Typhimurium pode ser encontrada em carnes, carnes de caça, aves, laticínios não-pasteurizados e, recentemente, em produtos à base de manteiga de amendoim.
Ovos malcozidos podem ser fonte de Salmonella (Aleksandra Duda/iStock/Getty Images)
Cozimento de ovos
Os ovos devem ser cozidos até que não estejam mais moles. A alternativa é substituí-los por ovos pasteurizados.
Os ovos devem ser cozidos até que não estejam mais moles (SandraMatic/iStock/Getty Images)Cozimento de carnes
As carnes e caças devem ser cozidas a uma temperatura interna de ao menos 60ºC. Já as aves precisam ser cozidas com uma temperatura interna mínima de 70ºC.
A carne precisa ser bem cozida (Creatas Images/Creatas/Getty Images)Higiene
Ainda que o cozimento mate a bactéria Salmonella, alimentos cozidos e prontos para comer podem vir a serem infectados se entrarem em contato com mãos, utensílios e bancadas contaminados. Portanto, deve-se fazer a higiene após o contato com alimentos de risco.
Alguns alimentos devem ser lavados antes da ingestão (Elena Elisseeva/iStock/Getty Images)