Como fazer sangria do cilindro mestre sem tirá-lo do carro

Autor: John Pratt
Data De Criação: 11 Janeiro 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Como fazer sangria do cilindro mestre sem tirá-lo do carro - Artigos
Como fazer sangria do cilindro mestre sem tirá-lo do carro - Artigos

Contente

Fazer a sangria do cilindro mestre e das linhas de freio é o processo de remover o ar do sistema hidráulico. A sangria é um dos processos mais importantes para garantir o bom funcionamento de seus freios e manter seu carro seguro. Bolhas de ar nas linhas de freio vão diminuir a força exercida que o pedal aplica nas pastilhas ou sapatas em cada roda. Essas bolhas vão fazer o pedal ficar "esponjoso", o que significa que, ao acionar o freio até o final, pouca ou nenhuma força será sentida pelo motorista.


Instruções

Se o pedal estiver muito mole, pode ser sinal que há bolhas de ar no sistema (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Fazendo a sangria do cilindro mestre

  1. Retire a tampa do cilindro mestre e coloque fluido de freio no reservatório. Tenha cuidado para o reservatório não esvaziar em nenhuma etapa do processo de sangria.

  2. Conecte a mangueira na válvula de sangria do cilindro mestre.

  3. Coloque a outra ponta da mangueira em um recipiente plástico ou de vidro que esteja cheio até a metade de fluido de freio. Mantenha sempre essa ponta do imersa no fluido durante todo o processo de sangria.

  4. Peça ajuda a uma pessoa para, de dentro do veículo, ficar bombeando o pedal de freio algumas vezes e, depois, mantê-lo pressionado.


  5. Abra a válvula de sangria. Conforme o fluido de freio corre pela mangueira, seu ajudante vai perceber que o pedal vai começar a afundar até o assoalho do veículo. Feche a válvula antes do pedal atingir o assoalho.

  6. Repita o processo descrito acima e verifique o fluido correndo pela mangueira. No começo você vai perceber pequenas bolhas de ar nela. Repita o processo até não existirem mais bolhas na mangueira.

    Sangria do sistema de freio

  1. Depois que você terminar a sangria do cilindro mestre ou caso o seu cilindro mestre não tenha uma válvula de sangria, verifique se há uma válvula de sangria na válvula de dosagem logo abaixo do cilindro mestre. Faça a sangria dessa válvula usando o processo descrito acima.

  2. Se não houver válvula de sangria na válvula de dosagem ou se seu veículo não for equipado com válvula de dosagem, sangre as pinças ou os cilindros do freio em cada roda. Comece levantando o veículo e colocando cavaletes nas bases do quadro.


  3. Retire as rodas.

  4. Vá para a roda mais próxima do cilindro mestre. Na maioria dos veículos, ela é a roda dianteira esquerda. Faça a sangria pela válvula atrás da pinça usando a técnica descrita acima.

  5. Vá para a próxima roda mais próxima do cilindro mestre. Na maioria dos veículos, ela é a a dianteira direita. Sangre utilizando o mesmo processo feito anteriormente.

  6. Sangre as rodas usando o mesmo procedimento. Vá para a roda traseira esquerda e depois para a traseira direita.

  7. Recoloque as rodas.

  8. Abaixe o veículo.

Dicas

  • Você pode fazer essa tarefa sozinho se utilizar um pedaço de madeira ou um tubo de metal para manter o pedal do freio acionado enquanto utiliza a válvula de sangria.

Aviso

  • Siga as instruções descritas no manual de seu veículo quando for levantar ou descer o carro com o macaco. O procedimento incorreto pode causar ferimentos ou mesmo fatalidades. O fluido de freio pode danificar a pintura. Não deixe o fluido entrar em contato com nenhuma superfície pintada do veículo.

O que você precisa

  • Jogo de chaves inglesas
  • Fluido de freio
  • Mangueira transparente
  • Recipiente plástico ou de vidro