Contente
O Círio Pascal é uma vela utilizada durante a vigília da Páscoa. O nome Pascal vem da palavra hebraica "pasach" que significa passagem. A vela é acesa durante a vigília e simboliza a luz de Cristo, vencendo a escuridão e a morte. Ela é acesa até a Quinta-feira da Ascensão. Essas velas também são acesas durante batismos como um sinal da promessa de João Batista sobre o Espírito Santo para aqueles que são batizados em Cristo.
O Círio Pascal é tradicionalmente utilizado durante a Páscoa e em batismos (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
A Cruz
A cruz no Círio Pascal simboliza Cristo e sua chama eterna, que continua queimando apesar da morte dele.
Pregos e incenso
Algumas velas contam com imagens de pregos ou grãos de incenso em pontos da cruz para simbolizar as cinco chagas de Cristo na cruz. O incenso também representa o sacrifício de Jesus.
Alfa e ômega
As letras gregas Alfa e Ômega são colocadas no Círio Pascal para representar que Deus é o princípio e o fim. Essas letras que começam e terminam o alfabeto grego também significa que A Palavra de Deus é eterna. Isso diz respeito diretamente à passagem de Apocalipse 1:8, "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso".
Ano atual
O ano atual é colocado no Círio Pascal para representar que Deus está presente hoje, assim como estava no passado e estará no futuro.
Cor
A vela geralmente é branca. Isso simboliza esperança e vida, além de ser uma das cores da Páscoa.