Contente
A árvore de cedro tem sido reverenciada por seu significado espiritual por milhares de anos. Sua madeira era utilizada para a fabricação das portas de templos e queimada em cerimônias de purificação. Acreditava-se que a árvore era a casa de deuses importantes, e uma porta feita dela era considerada uma entrada para os reinos superiores.
Árvore de cedro antiga (Image by Flickr.com, courtesy of woodley wonderworks)
Origens
A palavra cedro (em inglês, "cedar") vem do Hebreu "qatar", significando "manchar", indicando que a madeira de cedro era utilizada em rituais de purificação e limpeza. No Himalaia, o cedro é chamado de "deodar", da palavra do Sânscrito "devdar", significando "timbre dos deuses".
História
A antiga Suméria reverenciou o cedro 7 mil anos atrás, chamando-o de Árvore Mundo, a casa de Ea, seu deus maior. A Bíblia tem numerosas referências ao cedro, incluindo seu uso na Arca da Aliança.
Tipos
Cedro libanês é encontrado no Oriente Médio, enquanto a variedade mais larga é encontrada no Himalaia, e cresce a uma altura de 60 metros.
Geografia
O deodar é encontrado em regiões montanhosas da Índia e do Paquistão, e é a árvore nacional paquistanesa. O cedro também é a árvore nacional no Líbano, mas agora é encontrada apenas em pequenos bosques.
Benefícios
O cedro tem sido utilizado para cura, purificação e proteção espiritual. As propriedades espirituais supostamente promovem pensamentos pacíficos e auxiliam na interpretação de mensagens do Eu interior.